Diriliş: Ertuğrul - Ressurection - Ertugrul - O Grande Guerreiro Otomano - Série Netflix


Ertugrul

Um preâmbulo antes de indicar essa série. É preciso se interessar por histórias reais, complexas e muito diferentes da nossa realidade.

Isto posto, vamos a história de Ertugrul, o grande guerreiro Otomano.

O seriado composto de 5 temporadas trata da fase anterior à formação do Império Otomano. O Pai de Osman I, Ertugrul, líder da tribo Kayi tem a saga retratada em inúmeras batalhas sempre permeadas pelo louvor a Alah, a justiça, honra e o grande senso de responsabilidade por sua tribo. O seriado épico em sua forma e narrativa prende atenção  desde o começo, e se posso citar um defeito que para muitos não será, é o fato de ser legendado. Gosto do som original, sem dúvida, mas são diálogos extensos, uma trama truncada de traições e tradições nas quais é preciso focar atenção. Mas vale muito a pena. 


Turgut Alp

Figurinos, reconstituição de época caprichada e tá fechado o cenário para horas e horas acompanhando esse herói extraordinário e seus Alps fies  e lindos: Turgut, Bamsi e Dogan.


Bamsi Alp


Dogan Alp


Ressurection : Ertugrul




Diriliş: Ertuğrul -Diriliş: Ertuğrul - Wikipedia

Diriliş: Ertuğrul
Também conhecido como
Ressurreição de Ertugrul Ghazi : Ertugrul
Gênero
Aventuras islâmicas históricas
Criado pelaMehmet Bozdağ
baseado emErtuğrul Gazi
Dirigido porMetin Günay  [ tr ]
EstrelandoEngin Altan Düzyatan
Esra Bilgiç (temporada 1-4)
Hande Soral (temporada 5)
CompositoresZeynep Alasya, Alpay Göltekin
País de origemPeru
Linguagem originalturco
No. de temporadas5
No. de episódios150 (448 na Netflix) lista de episódios )
Produção
Produtor executivoKemal Tekden
Sites de produçãoRiva , Turquia
Tempo de execução105-165 minutos (Netflix 42-44 minutos)
Companhia de produçãoFilme tekden
Liberação
Rede originalTRT 1
Formato de imagem1080i ( 16: 9 HDTV ) 4K UHD
Formato de áudio5.1 surround sound
Lançamento original10 de dezembro de 2014  - 29 de maio de 2019
Cronologia
Seguido porKuruluş: Osman
links externos
Site web
Site de produção

Diriliş: Ertuğrul ( . Transl Ressurreição: Ertuğrul ) é turco ficção histórica [1] e aventura da série de televisão criada por Mehmet Bozdağ , pelo TRT estrelado por Engin Altan Düzyatan no papel-título. O show se passa no século 13 e se concentra na vida de Ertuğrul , o pai de Osman I , que foi o fundador do Império Otomano . Foi filmado em Riva , uma cidade nodistrito de Beykoz de Istambul , Turquia, e estreou no TRT 1 na Turquia em 10 de dezembro de 2014.

O show foi bem recebido na Turquia e no exterior, principalmente no Paquistão e no Azerbaijão . [2] [3] [4] No entanto, vários países do mundo árabe proibiram o show e fatwas foram emitidos contra ele. [5] [6] [7]

Trama

Temporada 1

Depois de salvar Şehzade Numan, Şehzade Yigit e Halime Sultan , Ertuğrul coloca os Kayı em uma série de problemas com os Templários e um poderoso homem Seljuk , Karatoygar. Um problema também surge com Kurdoğlu, que está procurando por Kayı Beylik que pertence ao pai de Ertuğrul, Süleyman Shah . Eles tentam migrar para Aleppo , porém, são impedidos por Nasir, um traidor que trabalha para os Templários e que finge ser o fiel braço direito do Emir de Aleppo. Ertuğrul o mata e convence com sucesso o Emir de Aleppopara ver a verdade. Finalmente estabelecido em Aleppo, Süleyman Shah ordena aos Kayi que façam cerco ao castelo dos Templários. Eles conseguem e os Kayi comemoram e Turgut Alp se casa com Aykiz, seu namorado de infância e único amor. Logo depois, Ertuğrul também se casa com Halime. Os Kayi migram para as fronteiras Seljuk e Mongol na Anatólia perto de Erzurum , seguindo a vontade de Suleyman Shah antes de morrer.

Temporada 2

Na segunda temporada, Ertuğrul é capturado pelos mongóis , liderados por Baycu Noyan , mas depois escapa. Enquanto isso, a tribo Kayi liderada por Hayme Ana busca refúgio com a Tribo Dodurga , liderada por Korkut Bey, seu irmão, enquanto eles foram atacados pelos mongóis, resultando em muitas baixas, com mais da metade da tribo morta. Halime Hatun também está grávida.

Aytolun, a esposa de Korkut, conspira atrás das costas para ajudar seu irmão Gümüstekin se tornar o margrave com a ajuda de Emir Sadettin Kopek enquanto Ertuğrul é enviado para o exílio por Hayme Ana.

O filho de Korkut, Tuğtekin o confronta, mas Ertuğrul diz a Tuğtekin que seu alp Kocabaş é um traidor e que os mongóis estariam chegando. Assim que Ertuğrul sai, Kocabaş troca de lado com Noyan e seus soldados ferem gravemente Tugtekin e presumem que ele está morto.

Kocabaş vai até a tenda nômade e diz a todos que Ertuğrul matou Tuğtekin. Ertuğrul o decapita como punição.

No dia da execução de Ertuğrul, seus Alpes o salvam e Tuğtekin aparece, o que melhora a situação, no entanto, a tensão se intensifica novamente com a chegada de Sungurtekin , o irmão perdido de Ertuğrul.

Aytolun rouba o selo de Oğuz enquanto envenena Korkut e ela mesma e culpa Banu Çiçek, a filha adotiva de Korkut. No entanto, Selcan e Ertugrul mostram a Gundogdu e Hayme Ana sua realidade e impedem Gundogdu de se casar com Goncagul, filha de Gümüstekin, que mais tarde é morta pela irmã de Selcan, Gökçe.

Depois de uma luta feroz, Aytolun se aproveita da gravidez de Halime e se ajoelha em seu ventre. Halime desmaia e Aytolun tenta decapitá-la, mas é morto por uma flecha disparada por Abdurrahman Alp. Noyan então mártires Tuğtekin.

O primeiro filho de Ertuğrul, Gündüz nasceu. Ertuğrul feriu mortalmente Noyan, que tentou matar Gündüz.

Depois de derrotar Gümüstekin e Noyan , a tribo é dividida entre se juntar a Ertuğrul na fronteira oeste da Anatólia ou ficar com Gundogdu e Sungurtekin. Além disso, até então, o primo de Ertuğrul, Tuğtekin, e seu tio Korkut estão mortos.

No final, Ertuğrul, seu irmão Dündar , Halime Hatun e Hayme Ana, junto com outras 400 pessoas viajam para a ponta oeste da Anatólia , deixando o resto da tribo Kayı para trás. Eles migram para uma nova terra fértil perto da fronteira seljúcida-bizantino.

Sessão 3

Na terceira temporada, Ertuğrul lida com a tribo Çavdar , a tribo mais poderosa da região oeste da Anatólia. Liderados por Candar Bey e seus filhos Ural, Aslıhan e Aliyar, os Cavdars são altamente qualificados no comércio.

No entanto, Ural é tortuoso e busca mais poder, e fará de tudo para alcançá-lo. Após a conquista de Hanlı Pazar por Ertuğrul, Ural Bey é condenado à morte por seu papel na destruição de propriedade, a morte dos Alpes Ertuğrul e a morte do Castelo Tekfur de Karacahisar.

Com a ajuda do Emir Sadettin Kopek , Ural é libertado de duas cargas, matando o Tefkur, que foi morto por Vasilius, e matando os Alpes, pelos quais ele culpou seu principal alp, Batuhan. No entanto, Ertugrul o perdoa por destruir propriedades.

Mais tarde, Ural busca a ajuda de Vasilius, o novo Tefkur do Castelo de Karacahisar , que busca uma guerra sangrenta com os turcos.

Mais tarde, Dundar Bey se apaixona por Gunyelı, mas seu pai serve a Ural. Dundar foi avisado por Halime Hatun, mas ele levou seus avisos levianamente. Dundar acreditava que Gunyeli não era como seu pai, então disse a ele que ele e Doğan estavam indo para Konya em uma missão secreta. Gunyeli relatou essa informação a seu pai, que então relatou a Ural Bey. No caminho para Konya, eles são atacados por Ural Bey e Vasilius, fazendo com que Dündar seja feito prisioneiro e Doğan Alp seja morto.

Durante a ausência de Ertuğrul e do novo bey Aliyar dos Cavdar. Ural tenta se tornar o Bey de sua tribo, mas é derrotado e morto em um confronto épico. Ertugrul se junta a Aliyar Bey para derrotar Vasilius, mas Aliyar morre no caminho.

Nasce o segundo filho de Ertugrul Savcı e Bamsi se casa com Helena, filha do falecido Tekfur, que mais tarde se torna muçulmano e muda seu nome de Helena para Hafsa Hatun.

O sultão seljúcida vem examinar suas fronteiras ocidentais e Vasilius tenta capturá-lo, mas Ertuğrul o mata em combate.

Para fortalecer seus laços com os Cavdars, Ertugrul pede a Turgut em casamento com Aslihan, que aceita após muita persuasão, apenas por sua tribo. Ertuğrul também recebe o título de Uç bey do Sultão Alaeddin , o que enfurece Kopek, que promete matar Ertuğrul.

No final, Ertuğrul é enviado pelo sultão para proteger suas fronteiras orientais dos mongóis. Ertugrul é emboscado pelo novo Tefkur de Karacahisar, Ares, fazendo com que Ertuğrul escape, mas seja capturado por alguns comerciantes de escravos.

Temporada 4

Na quarta temporada, os Kayı lamentam a suposta morte de Ertuğrul enquanto Ertugrul está vivo e é capturado por um traficante de escravos.

Dundar se torna o bey da tribo Kayi e tenta vender Hanlı Bazar com a ajuda de Kopek e retornar à tribo Gündoğdu, mas é interrompido pelo aparecimento de Ertuğrul. Ertuğrul bane Dündar e recupera Hanli Pazar e declara guerra aos bizantinos depois que seu filho Gündüz é sequestrado por Ares.

Bandeira da Tribo Kayi . Ertugrul conquista com sucesso o castelo de Karacahisar, esta foi uma das primeiras grandes vitórias do Império Otomano até agora.

A guerra resulta na conquista de Karacahisar por Ertuğrul, deixando Ares em fuga. A conquista leva Ertuğrul a fazer um movimento contra Kopek, cuja traição ameaça o estado Seljuk. Depois de uma emboscada fracassada, Ertuğrul captura Ares e promete libertá-lo se ele confessar ao sultão sobre os crimes de Köpek.

O plano quase funciona, no entanto, Kopek é salvo pela esposa de Sultan, Mahperi Hatun, que pretende tornar seu filho Giyaseddin o Sultão. Köpek vai para o exílio e envia seus homens atrás de Ares, que é salvo quando Ertuğrul aparece. Ares se converte ao Islã e torna-se Ahmet alp, servindo como espião de Ertuğrul.

O sultão pede um encontro com Ertuğrul, que lhe explica tudo. No entanto, o sultão é envenenado por este encontro de Köpek e morre nas mãos de Ertuğrul. Giyaseddin se torna o novo sultão e aprisiona Ertuğrul até que Ibn Arabi, um sábio estudioso muçulmano, o resgata.

Enquanto isso, Gunalp Bey, o filho adotivo de Köpek, captura os alpes de Karacahisar e Ertugrul e tenta executá-los, mas Ertugrul o impede. Ertugrul tenta convencer Gunalp dos erros de Kopek, mas não consegue. Kopek toma o poder no palácio, criando problemas para Giyaseddin.

Aslıhan Hatun secretamente deixa a tribo com a intenção de matar Köpek e esfaqueá-lo. Mas ela falha quando um Köpek fraco e ferido a esfaqueia com uma adaga, causando sua morte. Com a ajuda de Emir Togan e Husamettin Karaca , Ertuğrul decapita Köpek em um confronto épico. As festividades começam, mas são interrompidas com a morte de Halime após o nascimento de Osman.

Os mongóis começam a se mover na Anatólia e Ogedei Han envia Bayju Noyan, "de volta dos mortos", enviado aos seljúcidas.

Noyan e Ertuğrul se unem para entregar um tratado de paz, mas ele é quebrado quando Ogedei Han morre. A irmã de Noyan, Alangoya, se infiltra na tribo Kayi e causa o caos, apenas para ser morta por Hayme. A temporada termina com a tribo Kayı iniciando sua migração para Söğüt e Noyan planejando seu cerco sobre a Anatólia, que é historicamente conhecida como Batalha de Köse Dağ .

5ª temporada

A quinta temporada ocorre 10 anos após a Batalha de Köse Dağ , onde os mongóis assumiram o controle do estado de Seljuk .

A chegada dos novos coletores de impostos, os Umuroğullari , perturba o equilíbrio de Söğüt enquanto Dragos, um desgraçado comandante bizantino, tenta conquistá-lo. Beybolat Bey, o novo Bey da tribo Umur, chega após a morte de seu pai. Ele é um assassino seljúcida que trabalha com os mongóis para destruir as tribos rebeldes de Oğuz, sob o nome falso de Albaşti.

Uranos, o cúmplice de Dragos, chega como o novo comandante de Lefke, ataca Beybolat Bey e sua caravana transportando arrecadação de impostos para Konya e também sequestra İlbilge, a irmã mais nova de Beybolat que mais tarde se alia a Ertuğrul depois que Beybolat é exposto. Uranos então finge ser Dragos na frente de Ertugrul, aumentando ainda mais a tensão.

Hulagu Han envia Alincak para atacar a tribo Kayi. Ele ordena que Ertuğrul entregue um baú ou então ele tira a vida de Osman. Ertuğrul se recusa a entregar o baú e se alia a Dragos. Ertuğrul troca o baú (o conteúdo real do qual ele pegou, e o substituiu por documentos falsos) pelo direito ao retorno de sua tribo e humilha Alincak.

Ertuğrul então mata Dragos em Söğüt após executar Uranos e Beybolat é revelado como Albaşti. Ertuğrul tem um confronto com Beybolat, mas Beybolat pula de um penhasco e é resgatado pelo temido espião Hulagu Arikbuka. No entanto, Beybolat é mais tarde morto por Ertugrul depois que ele escapou de Arikbuka quando foi capturado.

Ertuğrul faz planos para negociar com Berke Han , Han da Horda Dourada , para começar uma guerra com Hulagu Han. Ertuğrul se aventura a encontrar Berke Han com seus Alpes para lhe trazer notícias da situação na Anatólia e contar a ele sobre um espião chamado Qiyat. Berke Han é enganado por Qiyat, que é seu conselheiro mais próximo.

Ertuğrul encontra Berke Han e quase falha antes de contar a ele sobre Qiyat. Arikbuka e Qiyat morrem depois de emboscar Berke Han. Ertuğrul se casa com İlbilge e os Alpes e Ertuğrul cavalga para a guerra enquanto Osman diz que levará a ressurreição e a bandeira de Kayi ao redor do mundo.

Continuação

A série continua com Kuruluş: Osman que se passa depois que Ertuğrul vai para Konya e Dündar retorna para a tribo. A nova série começou em novembro de 2019 e se concentra no filho de Ertuğrul, Osman I , fundador do Império Otomano . Atualmente tem uma temporada com a segunda temporada ainda em andamento em 2020.

Episódios

EstaçãoEpisódiosTransmitido originalmente
Emitido pela primeira vezÚltima emissão
OriginalNetflix
1267610 de dezembro de 201417 de junho de 2015
dois3510330 de setembro de 20158 de junho de 2016
 [ tr ]309126 de outubro de 201614 de junho de 2017
49025 de outubro de 20176 de junho de 2018
529887 de novembro de 201829 de maio de 2019 [8]

Elenco e personagens

Esta é uma lista dos personagens principais da série:

Jogado porPersonagemDescrição
Engin Altan DüzyatanErtuğrul BeyTerceiro filho de Süleyman Shah e Hayme Hatun. Marido de Halime Sultan. No final da 5ª temporada, o marido de İlbilge Hatun após a morte de Halime na 4ª temporada. O pai de Gündüz Alp, Savcı Bey e Osman Gazi I, fundador do Império Otomano . Irmão de Gündoğdu, Sungurtekin, Dündar e Gökçe (adotivo). Irmão e cunhado adotivo de Selçan Hatun. Após a morte de seu pai, ele lutou contra os invasores mongóis antes de liderar parte da tribo para as fronteiras ocidentais do Sultanato Seljuk Rum e se estabelecer como o Bey de sua própria tribo Kayi. Mais tarde ele se tornou um agente do sultão Alaeddin alta Aladino Kaykubad I . Ele conquistou Hanli Pazar (mercado público) e ganhou o título de " Uç bey"(margrave ou Principado Bey) do principado mais ocidental do sultanato. Como Uç Bey, ele conquistou o castelo de Karaçahisar. O único bey importante que não foi corrompido pelos mongóis, tornando sua cabeça um alvo para agentes mongóis e seljúcidas. Düzyatan disse sobre seu personagem "... na verdade, não temos muitas fontes sobre essa época. Nossas fontes têm aproximadamente 7 páginas. Sabemos que ele foi um verdadeiro herói ". [9]
Serdar GökhanSüleyman ShahBey de longa data da tribo Kayi e pai de Ertuğrul, Gündoğdu, Sungurtekin e Dündar. Pai adotivo de Selcan, Gökçe, Turgut, Doğan e Bamsi. Avô de Gündüz, Savci, Osman Gazi I, Süleyman Alp e Iltekin. Sogro de Halime Hatun e Selcan Hatun. Ele morre no final da 1ª temporada devido a uma combinação de complicações com seu furúnculo e afogamento. Ele aparece nos sonhos de Ertuğrul, Hayme Hatun e Osman.
Hülya Darcan  [ tr ]Hayme HatunMãe de Ertuğrul , Gündoğdu, Sungurtekin e Dündar. Viúva de Süleyman Shah . Mãe adotiva de Selcan, Gökçe, Turgut, Doğan e Bamsi. Avó de Gündüz, Savcı, Osman Gazi I, Süleyman Alp e Iltekin. Sogra de Halime Hatun, İlbilge Hatun e Selcan Hatun. Hanim, da tribo Kayi. Ele tem uma personalidade forte e é uma fonte constante de orientação, sabedoria e incentivo para sua família.
Didem BalçınSelcan HatunFilha de Alptekin Bey. Esposa de Gündoğdu Bey. Filha adotiva e nora de Süleyman Shah e Hayme Hatun. Irmã mais velha de Gökçe Hatun. Mãe de Suleyman Alp e Iltekin Bey. Originalmente má, mas se arrependeu com a ajuda de Ibn 'Arabi e se tornou uma das mulheres Kayi mais ferozes. Ela é um grande trunfo para a causa de seu irmão adotivo Ertuğrul, embora tenha ficado do lado de seu marido, Gündoğdu, quando a tribo Kayı se separou. Ela se torna uma figura materna para os filhos de Ertugrul após a morte de Halime. Ela tem um talento especial para sentir más intenções, às vezes alienando pessoas desavisadas ao seu redor, e tem uma língua afiada. Ele retorna na 5ª temporada, mas sai com Gündoğdu quando chega a notícia de Sungurtekin sobre Iltekin.
Kaan TaşanerGündoğdu BeyFilho mais velho de Suleyman Shah e Hayme Hatun. Irmão mais velho de Ertuğrul, Sungurtekin, Gökçe (adotivo) e Dundar. Ele se tornou o líder e Bey da parte da tribo Kayı que não queria ir com Ertuğrul para as fronteiras ocidentais do Sultanato Seljuk de Rum, levando sua tribo para as fronteiras orientais. Mais tarde, ele se rebelou contra os mongóis e o estado Seljuk e fugiu com o segundo ramo da tribo Kayı para encontrar Ertugrul em Söğüt junto com seus irmãos, Selcan e seus dois filhos Suleyman Alp e Iltekin Bey. Ajude a lutar contra Beybolat com Ertuğrul e crie planos para instigar uma guerra entre Berke Khan e Hulagu Khan com Ertugrul. Ele está muito mais sábio e compreensivo no final da 5ª temporada e se mantém firme ao lado do irmão.
Esra BilgiçSultão HalimeEsposa de Ertuğrul e mãe de Gündüz Alp, Savcı Bey e Osman Gazi I, fundador do Império Otomano. Filha de Shahzade Numan, irmã mais velha de Yigit Alp e sobrinha do Sultão Alaeddin. Kayqubad I do Sultanato Seljuk de Rûm . Nora de Suleyman Shah e Hayme Hatun e cunhada de Gundogdu, Selcan, Sungurtekin, Gökce e Dündar. Ela se tornou a Hanim da tribo Kayı depois que Ertuğrul se tornou o Bey dos Kayı. Ela lutou contra muitos inimigos junto com seu marido. Muito leal ao marido e à causa dele. Ela era muito corajosa e muitas vezes lutava ao lado de sua família para proteger sua tribo. Ela morre no parto após dar à luz Osman.
Yaman Tumen (temporadas 3-4) e Arif Diren (temporada 5)Gündüz BeyFilho mais velho de Ertuğrul Gazi e Halime Sultan. Irmão mais velho de Savcı Bey e Osman Gazi I. Ele é teimoso e um grande lutador. Pode ser um pouco irritante e você ainda precisa aprender muito sobre como ser um alp. Ele está apaixonado por Irene, filha de um Tefkur (governador) bizantino. Ele é protetor com seus irmãos mais novos.
Kerem BekişoğluSaru Batu Savcı BeySegundo filho de Ertuğrul Gazi e Halime Sultan. O irmão mais novo e o irmão mais velho de Gündüz Alp, Osman Gazi. Ele está mais interessado em ciências do que em ser um Alp. Ele acredita que o estado não deve ser governado com a espada, mas com o conhecimento e a razão. Ele passa muito tempo com Artuk Bey devido ao seu interesse por ciência e medicina.
Emre ÜçtepeOsman beyFilho mais novo de Ertuğrul Gazi e Halime Sultan. Irmão de Gündüz Alp e Savcı Bey. Apesar de sua pouca idade, ele está separado de seus colegas por causa de sua inteligência e coragem. Ele é um menino bonito e assertivo. Os olhos de Osman estão constantemente voltados para o mundo exterior. Ele tem uma personalidade curiosa. Ertugrul conhece bem seu personagem e tenta controlá-lo. Ele sonha com Suleyman Sah e aspira ter a honra de sua tribo. Eventualmente, ele criará o Império Otomano.
Osman SoykutIbn ArabiLíder místico e espiritual Sufi andaluz do Oriente. Um estudioso islâmico inteligente e mentor de Ertuğrul. Ajude Ertuğrul e seus amigos. Ele é extremamente sábio e paciente. Ele não aparece na 5ª temporada devido à sua morte na época, embora sua voz seja ouvida na última cena da série quando Ertugrul vai para a guerra.
Cengiz CoşkunTurgut AlpIrmão adotivo de Ertugrul Gazi e irmão de sangue de Bamsi Beyrek e Doğan Ap. Um dos três Alpes originais de Ertuğrul junto com seus irmãos de sangue. O melhor amigo e companheiro de guerra de Ertugrul. Filho adotado de Suleyman Sah e Hayme Hatun. Genro de Deli Demir e viúvo de Aykız Hatun e Aslihan Hatun. Ele é capturado pelos Templários na 1ª temporada e é torturado e sofre lavagem cerebral para se tornar um cavaleiro chamado "Judas". Depois que Turgut recuperou sua sanidade, Turgut se casou com Aykız, seu namorado de infância, na 1ª temporada. No final da 2ª temporada, após perder sua esposa e sogro, ele é nomeado chefe dos Alpes da tribo. Ele se torna o espião de Ertuğrul em Hanli Pazar antes de se tornar Bey da tribo Cavdar por meio de seu casamento com Aslihan Hatun. Na temporada 5, trabalha junto com Mergen para Ertuğrul como espiões. Lute com um machado em vez da espada tradicional. Mais tarde, ele serviu ao filho de Ertuğrul, Osman.
Nurettin SönmezBamsı BeyrekIrmão adotivo de Ertuğrul Gazi e irmão de sangue de Turgut Alp e Doğan Alp. Um dos três Alpes originais de Ertuğrul junto com seus irmãos de sangue. Filho adotado de Suleyman Sah e Hayme Hatun. Marido de Hafsa Hatun e pai de Aslihan e Aybars. Muito leal e com um bom coração. Pensamento um tanto lento e sujeito a explosões emocionais. Lute com duas espadas. Ele é leal a Ertugrul e gosta de lutar contra o inimigo. Ele se torna o chefe alpino da tribo Kayi após o casamento de Turgut com Aslihan Hatun.
Cavit Çetin GünerDoğan alpIrmão adotivo de Ertuğrul Gazi e irmão de sangue de Turgut Bey e Bamsi Beyrek. Um dos três Alpes originais de Ertuğrul junto com seus irmãos de sangue. Filho adotado de Suleyman Sah e Hayme Hatun. Marido de Banu Cicek e pai de Doğan Alp Jr. Ele é menor em estatura do que seus colegas, mas tem um humor agudo. Ele desempenha um papel importante na conquista de Karaçahisar, embora tenha sido martirizado antes da conquista. Ele é morto por Ural com a ajuda de Vasilius.
Arda Anarat (temporada 1-2) e Batuhan Karacakaya (temporada 3-4)Dündar BeyFilho mais novo de Süleyman Shah e Hayme Hatun. O irmão mais novo de Gundogdu, Selcan (adotivo), Sungurtekin, Gökce (adotivo) e Ertuğrul. Cunhado de Selcan Hatun, Halime Hatun e İbilge Hatun. Savci e Osman Gazi I. tio paterno de Gunduz. Embora seja muito amoroso e leal para com Ertuğrul e sua família, ele se deixa levar pela influência de outras pessoas e toma decisões erradas, devido à sua ingenuidade. Ele recebeu um golpe na cabeça depois de enfrentar Tito na 1ª temporada, o que pode ter contribuído para sua ingenuidade devido a danos cerebrais. Ele é banido para a tribo Gündoğdu na 4ª temporada por tentar vender Hanli Pazar e deixar as fronteiras bizantinas, mas faz uma aparição fora da tela entre a 5ª temporada e Kuruluş: Osman cuidando da tribo enquanto Ertuğrul está em guerra.
Mehmet ÇevikDeli DemirO ferreiro e contador de histórias da tribo Kayi. Um amigo leal de Suleyman Shah. Pai de Aykız Hatun, sogro de Turgut Alp e pai adotivo de Turali Alp. Várias vezes ele disse que tinha 2 filhos que foram assassinados antes da série. Ele tem uma personalidade forte e é muito gentil com as crianças. Ele é muito amado e respeitado por todos. Ele é morto por Tangut.
Hande SubaşıAykız HatunFilha de Deli Demir. Namorado de infância e primeira esposa de Turgut Alp. Muito talentoso com um arco. Ela foi a primeira mulher a apoiar Halime Hatun após sua chegada à tribo Kayi. Quando Turgut perde a memória, ela cuida muito bem dele. Ela é a primeira pessoa de quem ele se lembra. Muito leal e fiel ao Turgut Alp. Ele morre como mártir após ser queimado vivo enquanto lutava contra os mongóis no início da 2ª temporada.
Burcu KıratlıGökçe HatunFilha de Alptekin Bey. Filha adotiva de Suleyman Shah e Hayme Hatun. Irmã mais nova de Selcan Hatun e irmã adotiva de Gundogdu, Sungurtekin, Dündar e Ertuğrul. Esposa de Tuğtekin Bey. Hanim, da tribo Dodurga. Ela tinha um amor não correspondido por Ertuğrul, então ela ficou com ciúmes de Halime Hatun e sofreu um ferimento para salvar sua vida. No entanto, ela passa a amar seu marido Tuğtekin. Ela é morta por Noyan junto com seu marido.
Hüseyin ÖzayKorkut beyBey da tribo Dodurga e irmão mais velho de Hayme Hatun. Pai de Tugtekin Bey e pai adotivo de Banu Cicek. Tio de Gündoğdu, Sungurtekin, Ertuğrul e Dündar. Viúvo de Duru Hatun e marido de Aytolun Hatun. Ele admira seu sobrinho Ertuğrul e luta para escolher um lado entre ele e seu filho. Ela é envenenada por Aytolun, que também se envenena para cobrir seus rastros.
Uğur GüneşTuğtekin BeyFilho de Korkut Bey e Duru Hatun. Enteado de Aytolun Hatun. Irmão adotivo de Banu Çiçek. Marido de Gökçe Hatun. Primo de Ertuğrul e seus irmãos e sobrinho de Hayme Hatun. Chefe Alp e depois Bey da tribo Dodurga após a morte de seu pai. Originalmente, ele é principalmente contra Ertuğrul, mas depois de salvá-lo, ele se junta a ele a favor da migração. No entanto, ele é morto por Noyan, mas ainda incentiva a migração antes de sua morte.
Ayberk Pekcan  [ tr ]Artuk beyUm médico experiente da tribo Dodurga. Um dos Beys respeitados e sábios lá. Ele se juntou a Ertuğrul e à tribo Kayi na jornada para as fronteiras ocidentais do Sultanato Seljuk de Ron. Ele se tornou o braço direito de Ertuğrul na administração do Hanlı Bazaar e do Castelo de Karacahisar. Ele é muito leal a Ertuğrul e sua causa. Ele é frequentemente considerado o segundo no comando da tribo. Ele fica permanentemente cego por Batur Alp quando Beybolat e Emir Bahattin estão procurando pelo baú.
Ezgi Esma KürklüBanu Çiçek  [ tr ]Um hatun da tribo Dodurga. Filha adotiva de Korkut Bey e Duru Hatun. Irmã adotiva de Tuğtekin Bey. Amigo de infância de Selcan Hatun. Esposa de Doğan Alp. Mãe de Doğan Alp Jr. Uma mulher corajosa e especialista no uso da espada. Ele se torna um hatun da tribo Kayı e um guarda-costas do Sultão Halime após seu casamento. Não aparece após a 3ª temporada.
Quarto TolgaHamza AlpPrincipal. Gündögdu Bey Desiludido por mal-entendidos em relação a Gündögdu Bey, particularmente sendo falsamente acusado de ser um traidor, ele odeia Gündoğdu, Tuğtekin e a Tribo Dodurga e, como tal, desertou para Noyan. No entanto, ele mais tarde se arrepende e ajuda Gündoğdu Bey a pegar Noyan. Morto por Noyan.
Celal AlAbdurrahman Alp  [ tr ]Alpes leais de Ertuğrul. O chefe da guarda de Suleyman Shah, Hayme Hatun e Ertugrul Bey. Bons amigos de Turgut Alp, Doğan Alp e Bamsi Beyrek. Ele é falsamente acusado de ser um traidor na 2ª temporada junto com Hamza Alp. Ele se torna o espião de Noyan para Ertugrul sob o pretexto de ser um traidor, antes de servir como guarda pessoal de Hayme Hatun. Ele migrou com Ertuğrul para as fronteiras bizantinas e juntou-se a ele nas batalhas, ele se tornou o chefe dos Alpes por um curto período de tempo na 5ª temporada, substituindo Bamsi Beyrek.
Melih ÖzdoğanSamsa alpUm dos Alpes Tuğtekin Bey. Irmão de sangue de Bogaç Alp e Kocabash Alp. Mais tarde, tornou-se um dos alpes superiores de Ertuğrul após a morte de Tuğtekin. Ele é muito leal a Tuğtekin e Ertuğrul. Morra enquanto protege as catapultas Kayi de Titã.
Levent ÖktemPetruccio Manzini, Üstad-ı AzamCavaleiros Templários Üstad-ı Azam. Seu principal objetivo é destruir os muçulmanos e retomar Jerusalém. Isadora posteriormente o esfaqueou com uma adaga envenenada e foi decapitada por Turgut.
Serdar DenizTitusComandante dos Cavaleiros Templários . O braço direito de Petruchio, mas depois o trai porque ele queria se tornar o Üstad-ı Azam. Ele é decapitado por Gundogdu após uma batalha com Ertugrul.
Dilek SerbestIsadoraSobrinha de Ustad Petruccio, apoia Ertuğrul, é morta por Petruccio enquanto ela o esfaqueia com sua adaga envenenada.
Iskender AltinGiovanni / Ömer DervishPai de Isadora e Elanora. Preso pelos Templários. Mais tarde, é assassinado por Petruccio Manzini.
Mehmet Emin Inci

Emir El-Aziz

Aiúbida Emir de Aleppo , neto de Salah ad-Din Ayyubi . Manipulado pelos Templários que se infiltram em seu palácio. Ele tem uma irmã chamada Leyla. Não visto após a primeira temporada.
Burak TemizShahzade Yiğit / Yigit AlpFilho de Shahzade Numan, irmão mais novo de Halime Hatun, cunhado de Ertuğrul e sobrinho do sultão Alaeddin Kayqubad I. Irmão de sangue de Dündar Bey. Sequestrado por Ustad Petruchio e posteriormente por Noyan. Morto pelos homens de Bogac Alp seguindo as instruções de Sadettin Kopek.
Sedat SavtakShahzade NumanPríncipe exilado do Sultanato de Rum Seljuk . Pai de Halime Hatun e Shahzade Yiğit. Sultan Kayqubad I, irmão de Alaeddin Ele é assassinado por Afşin Bey por tentar se declarar sultão.
Turgut TunçalpAfşin BeyComandante leal do Sultanato Seljuk Rum , ele frequentemente realiza missões secretas para o estado. É mencionado que ele foi assassinado em Konya por Saadettin Kopek.
Gökhan AtalayAtabey ŞahabeddinTio do Emir El-Aziz. Vizir de Aleppo. Ele é decapitado por Titus assim que retorna a Aleppo, que envia sua cabeça para a tribo Kayi.
Reshad strikClaudio / Ömer AlpUm grande cavaleiro que foi designado para assassinar Ibn Arabi apenas para se tornar seu aluno como muçulmano e então salvar a vida de Ertuğrul. Ele desempenhou um papel fundamental na conquista do castelo dos Templários pelos Kayis. Titus o mata quando ele descobre que é um espião.
Barış BağcıBayju noyanUm dos comandantes dos mongóis, nomeado por Ögedei Han para expandir o poder mongol na Anatólia . Irmão mais velho de Alangoya. Na 2ª temporada, ele dificultou Ertugrul ao prejudicar a tribo Kayi de várias maneiras. No final da 2ª temporada, Ertugrul o destrói infligindo vários ferimentos graves e pensa que ele está morto. No entanto, ele retorna dos mortos e reaparece na 4ª temporada e, por indicação de Ogedai, ele vai até o sultão e depois para Ertugrul para entregar um tratado de paz. Durante isso, Ertugrul o salva dos Templários. O tratado de paz vai bem, mas é quebrado quando Ogedeimorra. Ele tenta matar Ertugrul, mas Ertugrul e seus Alpes escapam pela rota marítima. Na 5ª temporada, sua morte é mencionada por um comandante mongol e mais tarde por Arikbuka também que Noyan foi morto por Hulagu Han devido a Mergen, mas sua morte não é mostrada.
Hande Soralİlbilge HatunFilha de Umur Bey da tribo Umuroğlu e irmã de Beybolat Bey e Sirma Hatun. Segunda esposa de Ertugrul Bey. Ela é uma hatun corajosa, hábil na esgrima, leal ao pai e ao estado, e sempre em busca de justiça. Suas emoções intensas a levaram a agir irracionalmente às vezes. Ela está profundamente apaixonada por Ertuğrul, mas tenta esconder seus sentimentos. Ele fica do lado de Ertuğrul enquanto seu irmão e sua irmã se aliam aos mongóis. Ele se torna o Hatun dos Umurogullari e mais tarde se casa com Ertuğrul.
Muharrem ÖzcaTangutUm mongol. A mão direita de Noyan. Mas então ele o traiu, querendo ser o comandante das tropas. Ele é morto por Sungurtekin e seu corpo é enviado para Noyan.
Hakan VanlıKurdoğlu BeyIrmão de sangue de Suleyman Shah e líder de muitas famílias nômades da tribo Kayı. Ertuğrul e o tio astuto de Gundogdu. Ele deu uma guinada sombria depois que sua esposa e filhos foram martirizados pelos mongóis, que tinham um ódio profundo por seu irmão de sangue. Ele conspira secretamente com os Templários para se tornar o Bey da tribo Kayi. Ele é inicialmente bem-sucedido, mas não consegue matar Ertuğrul e Suleyman Shah e, ​​portanto, Ertuğrul o derruba e decapita.
Burak ÇimenNasirO comandante de Aleppo, braço direito do Emir El-Aziz, conspira contra Atabey Sahabeddin e serve aos Templários. Ele tem sua garganta cortada por Ertugrul na tribo Kayi.
Sezgin ErdemirSungurtekin BeySegundo filho de Suleyman Shah e Hayme Hatun. Irmão de Gundogdu, Selçan (adotivo), Ertugrul, Gökçe (adotivo) e Dündar. Cunhado de Halime Sultan, Selcan Hatun e Ilbilge Hatun. Tio paterno de Gündüz, Savci e Osman. Ele desapareceu por anos após ser capturado por Noyan, com sua família pensando que ele estava morto. No entanto, ele reaparece como o espião do sultão para os mongóis. Mais tarde, ele retorna à tribo após os mongóis descobrirem que ele era um espião devido a um traidor, provavelmente. Sadettin Köpek . Ele fica do lado de seu irmão mais velho, Gundogdu, e não migra com Ertugrul, mas depois se junta a ele para matar o emir Sadettin Köpek e novamente com Gundogdu para escapar dos mongóis.
Attila EnginCardeal ThomasUm cardeal. Não mostrado após a primeira temporada.
Zaynep aydemirEftelya / EsmaEspião dos Cavaleiros Templários atuando no palácio de El-Aziz. Amante secreto do Emir El-Aziz. Não mostrado após a primeira temporada.
Burak HakkıSultan Alaeddin Kayqubad ISultão do Sultanato Seljuk Rum, que foi seguido pelas tribos turcas da Anatólia. Um sultão altamente respeitado que levou o sultanato ao apogeu. Ele é envenenado pelo Emir Sadettin Kopek e morre como resultado.
Sinem UsluMahperi Hatun  [ tr ]A primeira esposa do Sultão Alaeddin e a mãe do Príncipe Gıyaseddin. Sua ganância para que seu filho ascenda ao trono de Seljuk a leva a cooperar com o emir Sadettin Köpek. No entanto, ele mais tarde se arrepende e pede perdão.
Burak DakakPríncipe / Sultão GıyaseddinO filho mais velho do Sultão Alaeddin com sua esposa Mahperi Hatun. Ele é leal ao estado (seu pai) e não mostra rancor para com seu irmão mais novo e sua madrasta. Ele é um homem sensato e sensato. Ele se tornou o sultão do Sultanato Seljuk após a morte de seu pai. Ele apoiou Ertuğrul e denunciou os erros de sua mãe.
Hasan KüçükçetinAtabey Altun AbaO servo leal de Mahperi Hatun. O guardião do Príncipe Gıyaseddin. Ele tem a mesma ambição de Mahperi Hatun de tornar o príncipe o herdeiro evidente. Ele é assassinado pelo Emir Sadettin para encobrir seus rastros.
Murat GaripağaoğluEmir Sadettin KöpekUm traidor que se alia a qualquer um contra Ertuğrul e o estado seljúcida. Um administrador importante do tribunal Seljuk e Ministro Sultan Alaeddin Aladino Kaykubad I . O vice-chefe de estado de Seljuk , antes de envenenar o sultão Alaeddin e se tornar um sultão de fato na quarta temporada. Pai adotivo de Günalp Bey, antes de Ertugrul convencer Günalp dos erros de Köpek. Um adversário constante de Ertuğrul, seu único motivo é tomar o poder completo e o controle do Império Seljuk para si mesmo e se tornar Sultão. Envenena e mata o sultão Alaeddinpara este propósito. Ele manipula e abusa de sua autoridade estatal para seus propósitos pessoais. Ele estava apaixonado por Aslihan Hatun e ficou furioso quando se casou com Turgut Bey. Ele acaba matando-a, mas depois é decapitado por Ertugrul, com a ajuda de Sungurtekin e Turgut.
Erden AlcanCandar BeyLíder da tribo Çavdaroğlu. Pai de Aliyar Bey, Ural Bey e Aslihan Hatun. Ele inicialmente apóia Ertugrul, mas depois se volta contra ele depois que Ertugrul se recusa a se casar com Aslihan. Ele morre ao tentar salvar Ural da decapitação em Hanli Bazar.
Kürşat AlnıaçıkUral BeyFilho mais velho de Candar Bey. Irmão mais velho de Aliyar Bey e Aslihan Hatun. Marido de Colpan Hatun. Muito ambicioso e fará de tudo para conseguir o que deseja. Procure o beylik de seu pai. Ele tenta implacavelmente matar seu irmão Aliyar e seu rival Ertugrul. Ele é decapitado por Ertugrul em um confronto épico.
Cem UçanAliyar BeySegundo filho de Candar Bey. Irmão mais novo de Ural Bey e irmão mais velho de Aslihan Hatun. Cunhado de Turgut Bey. Bey da tribo Cavdar. Jovem piedoso, erudito e sensível. Um arqueiro formidável e um detetive habilidoso. Forme um vínculo de fraternidade forte e inquebrável com Ertuğrul. Em batalhas, empunha sua marca registrada de espada e adaga de duas pontas, aparentemente inspirada por Zulfiqar, a lendária espada do Quarto Califa, Ali . Tornou-se Bey da tribo Cavdar por um curto período de tempo após a morte de seu pai. É morto por Vasilius.
Gülçin SantırcıoğluÇolpan Hatun / EkaterinaEsposa de Ural Bey e filha do ex-Tekfur (governador) do Castelo de Karaçahisar. Cunhada de Aliyar Bey e Aslihan Hatun. Nora de Candar Bey. Ela é de origem grega e é secretamente cristã. Sua morte é falada, mas não mostrada.
Gülsim AliAslıhan HatunFilha de Candar Bey. Irmã mais nova de Ural e Aliyar Bey. Segunda esposa de Turgut Bey. Hanim da tribo Cavdar. Hatun da tribo Cavdar após a morte de Aliyar. Ela se casa com Turgut Bey depois que Ertugrul sugere a união para uma aliança política. No entanto, ela e Turgut se apaixonam. Ela é morta pelo Emir Sadettin Köpek, que estava apaixonado por ela enquanto ela tentava matá-lo.
Gökhan BekletenlerHaçaturyan UstaUm garimpeiro e ferreiro armênio que se tornou escravo. Libertado por Ertugrul e se tornou seu espião no Castelo de Karacahisar. Uma pessoa de bom espírito. É morto por Ural.
Burçin AbdullahHafsa Hatun / HelenaFilha do Bizantino Karacahisar Tekfur (Governador) e vem de uma linhagem nobre. Mais tarde vive com a tribo Kayı e se tornou esposa de Bamsi Beyrek, convertendo-se ao islamismo e mudando seu nome para Hafsa. Tem dois filhos, Aslihan e Aybars. Assume um papel de liderança na gestão da tribo após a morte de Halime Sultan e a ausência das irmãs de Ertugrul até o retorno de Selcan Hatun.
Evren ErlerKocabaş AlpUm dos Alpes de Tuğtekin. Irmão de sangue de Bogac Alp e Samsa Alp. Ele é um espião dos mongóis e frustra muitos dos planos de Ertuğrul. Não está claro por que ele serve aos mongóis, e se ele é um traidor turco ou um infiltrado mongol. É decapitado por Ertuğrul.
Attila KiliçBogaç AlpEle era o Alp leal de Tuğtekin e também irmão de sangue dele e de Samsa. No entanto, ele fica irritado e inseguro quando Bamsi o vence em uma luta amigável, fugindo. Devido à sua fúria contra Ertuğrul por matar Gümüştekin Bey, ele coopera com o Emir Sadettin Köpek para matar Ertuğrul. Tem sua garganta cortada por Turgut.
Evrim SolmazAytolun HatunSegunda esposa de Korkut Bey após a morte de Duru Hatun. No entanto, Aytolun assassinou Duru para ser a esposa de Korkut Bey. Irmã de Gümüstekin Bey e tia de Goncagül Hatun. Madrasta de Tuğtekin. Tornou-se esposa de Korkut Bey apenas para ajudar na missão astuta de seu irmão. Tenta matar Halime e Selcan Hatun, mas é morto por Abdur Rahman Alp.
Zeynep KiziltanGoncagül HatunFilha de Gümüstekin e sobrinha de Aytolun. Envolvida com a missão secreta do pai e da tia. Seu pai quer que ela seja a futura segunda esposa de Gundoğdu para facilitar sua missão, mas o plano foi cancelado. É morto por Gökçe.
Mehmet PolatGümüstekin BeyIrmão mais velho de Aytolun, cunhado de Korkut Bey. Ele trabalhou para o Sultanato de Rum Seljuk , especificamente para o Emir Sadettin Köpek . Quer se tornar o Uç Bey, ou margrave, do extremo leste do Estado Seljuk. Tenta casar sua filha com Gundogdu para manter a tribo Kayi em seu poder, mas Ertugrul e Hayme Hatun conseguem impedir o plano. É decapitado por Ertugrul.
Lebip GökhanÜsta Simon / Bapist YeahyaProprietário de Hanli Pazar e mestre e comandante local dos Cavaleiros Templários . Morto por Ural por cobrir seus próprios rastros.
Çağdaş Onur ÖztürkVasiliusOriginalmente um comandante militar bizantino , ele mais tarde foi promovido como Tekfur (Governador) do Castelo de Karacahisar . Obcecado com a ideia de expulsar todos os turcos de suas terras. Tenho conspirações incessantes contra Ertuğrul. Não tem medo de nada. Morto por Ertugrul.
Cemal HünalAres / AhmetO Tekfur (governador) no castelo de Karacahisar, o sucessor de Vasilius enviado pelo imperador bizantino. Inimigo de Ertuğrul que mais tarde se tornou um muçulmano e aliado de Ertuğrul após um sonho em que ele encontrava Ibn Arabi . É morto por Noyan.
Ertuğrul PostoğluBahadır BeyTio de Aslıhan, Ural e Aliyar. Irmão mais novo de Candar Bey. Veterano das guerras no leste. Bey de seu próprio ramo da tribo Çavdar. Queria ser o chefe da tribo de seu irmão mais velho e não vai parar por nada para se tornar o Bey de toda a tribo Çavdar. É decapitado por Ertugrul.
Engin ÖztürkGünalp BeySeu pai, Tayı Bey, era o comandante-chefe, leal ao Sultão Alaeddin. Ele, ao lado de sua esposa e soldados, foram mortos por serem leais ao estado. O emir Sadettin Köpek "resgatou" Günalp, já que ele foi o único que sobreviveu ao ataque de sua família. Günalp é ferozmente leal ao estado como seus pais. Ele também é dedicado ao Emir Sadettin Köpek e o considera seu pai. No entanto, ele não tem conhecimento da verdadeira natureza e dos crimes de Köpek. Mais tarde, ele se tornou o aliado de Ertuğrul e o comandante-chefe do Castelo de Karacahisar.
Ogün KaptanogluTitãUm experiente cavaleiro bizantino. Enviado pelo imperador para trabalhar ao lado de Tekfur Ares. É poderoso, habilidoso e luta com espada e punhal. Também queima as catapultas de Kayi e mata Samsa alp. Morto por Turgut depois que ele o lembra de como ele matou Samsa.
Sera TokdemirMaryaSimko, um traficante de escravos, deu-a a Ares como um presente, e a verdadeira causa que ele deu a ela foi para espionar Ares. Ela foi resgatada pela tribo Kayi quando eles assumiram o controle do castelo e ela se casou com Artuk Bey. Ela traiu os Kayı enviando mensagens secretas para Titã. O emir Sadettin Köpek a ajudou a escapar depois que ela foi pega, em troca, ela teve que espionar Bilecik Tekfur Kritos. É morto por Kritos quando descobre que ela o estava espionando.
Ali Buhara MeteMergen / EyneceUm mongol que finge ser irmão de Alangoya. Conhecido por sua precisão com o arco e flecha e suas habilidades excepcionais de rastreamento. Ele fugiu quando Alangoya foi morto e, mais tarde, tornou-se muçulmano e espião dos Homens de Barba Branca e de Ertuğrul. É responsável pela morte de Noyan. Mais tarde, é morto por Arikbuka.
İlker AksumDragosUm dos comandantes mais respeitados do Bizantino. No entanto, fui atraído e fiz sua própria organização secreta, planejando assumir Soğut de Ertuğrul. Ele está disfarçado como o sineiro da igreja de Sogut e dá a tarefa de ser Dragos para Uranos. Ele trama muitas vezes contra Ertugrul, mas Ertugrul frustra suas armadilhas e planos. É capturado e finalmente decapitado por Ertugrul em Sogut.
Ali ersan duruBeybolat Bey / AlbaştıFilho de Umur Bey e Bey do Umuroğlu após a morte de seu pai. Irmão mais velho de İlbilge Hatun e Sırma Hatun. Sem o conhecimento de Ertuğrul, é um assassino seljuk que trabalha com os mongóis para exterminar as tribos Oğuz rebeldes, sob o nome falso de Albaştı. Jura matar Ertugrul e seus irmãos e exterminar a tribo Kayı. Também muito agressivo, sanguinário e confiante em suas habilidades para prender Ertugrul. Suas armadilhas falharam quando Ertugrul teve a precaução de frustrá-las e percebeu que ele é Albasti. Mais tarde, é confrontado por Ilbilge e Ertugrul e se revela, fornecendo a peça final do quebra-cabeça. Escapa das garras de Ertugrul e se junta a Arikbuka para acabar com Ertugrul e Kayilar de uma vez por todas. É finalmente morto por Ertugrul quando é emboscado por Ilbilge e Ertugrul '
Öykü ÇelikSırma HatunFilha mais nova de Umur Bey e irmã mais nova de İlbilge e Beybolat. Leal a seu irmão; sinistro, ambicioso, vingativo, mandão, frio e calculado. Tenta trabalhar com Arikbuka para se vingar de seu irmão. Morto por um Ilbilge Hatun moribundo.
Ali SavaşçıEmir BahattinO emir de Seljuk em Konya que é um fantoche dos mongóis. Com a tarefa de coletar impostos e entregar o baú secreto para Hülagü Khan. Tem ciúme do poder de Ertuğrul sobre Soğut e é um adversário que tenta colocar Ertuğrul em cheque. Trabalha em estreita colaboração com comandantes mongóis e Beybolat Bey / Albaştı para colocar Söğüt no caos; é finalmente morto pelos mongóis por não atender às suas demandas.
Halit Özgür SarıSüleyman AlpOs mais velhos são de Gundoğdu e Selcan. Irmão mais velho de Iltekin. Sobrinho de Ertugrul, Sungurtekin, Gokce e Dundar. Primo de Gunduz, Savci e Osman. É capturado e torturado severamente por Beybolat para encontrar a localização de Gondogdu. Apesar da tortura, ele nunca revela o local e é impiedosamente morto por Beybolat Bey / Albaştı.
Uğur KarabulutUranosComandante do Castelo de Lefke e outro fantoche de Dragos. Falsamente revela ser Dragos para Ertuğrul a fim de prendê-lo, no entanto, seu plano falha e ele é levado para Sogut, onde é decapitado por Ertuğrul .
Engin BenliComandante AlıncakO comandante mais temido de Hulagu Khan . Implacável, sanguinário e sem misericórdia. Ele é morto por Ertuğrul .
Ogüzhan YarimayOgüz AlpUm dos alpes seniores de Ertuğrul, que é bom amigo de Turgut Bey. Martirizado por Dragos.
Meliksah ozenMeliksah AlpUm dos alpes seniores de Ertugrul. Está perto de Gunkut e Dumrul.
Emre ErcilArikbukaO espião mais temido de Hulagu Khan na Anatólia. Resgata Beybolat Bey e o ajuda em seus planos para destruir Ertugrul. Tramas para interromper a parceria entre Ertuğrul e Berke Khan . É morto por Ertuğrul enquanto Berke Khan mata seu espião Qiyat.
Gokhan KaracikDerviş IshakAprendiz de Ibn Arabi e amigo de Ertuğrul. Mais tarde permanece na tribo Kayi a pedido de Ibn Arabi. Em seguida, tornou-se professor dos filhos da tribo Kayi e assistente de Artuk Bey. Martirizado na emboscada de Ares.

Produção

A série foi escrita e produzida por Mehmet Bozdağ e dirigida por Metin Günay. A música-tema é de Alpay Göktekin. A transmissão começou em dezembro de 2014 no TRT 1 (Turquia) .

Bozdağ declarou:

A tarefa de um artista é reconstruir a história. A história muda com a opinião do autor. E por um lado, há muito pouca informação sobre o período que estamos apresentando - não excedendo 4–5 páginas. Até os nomes são diferentes em cada fonte. Os primeiros trabalhos escritos sobre o estabelecimento do Estado Otomano foram escritos cerca de 100-150 anos após o seu estabelecimento. Não há certeza nestes dados históricos. Mas a história tem alma. Achamos que descrevemos o espírito do século 13 na história. Estamos formando uma história por meio do sonho. [10]

Um representante do TRT declarou:

"A série visa fortalecer o sentimento de nacionalidade do povo turco, ensinando ao público como o Estado turco surgiu, por meio de uma combinação de história e entretenimento de qualidade." [onze]

Processo de desenvolvimento

Os preparativos para a 1ª temporada começaram em fevereiro de 2014. Em cinco meses, as histórias e desenhos ficaram prontos. Gambat da Mongólia desambiguação necessária ] fez desenhos em três meses. As equipes iniciaram seus trabalhos em maio de 2014. A equipe de decoração e arte era formada por 60 pessoas e trabalhou 4 meses para o primeiro episódio. 4.000 metros quadrados de tecido foram usados ​​para fantasias e decoração. Quanto à coreografia do espetáculo, Nómada , a equipe especial de coreografia de filmes como Los Expensables 2 , 47 Ronin , y Conan el barbaro , do Cazaquistão, foi convidado para a Turquia. A equipe preparou coreografias especiais para atores, cavalos e outras cenas. O elenco teve aulas de equitação, luta com espada e arco e flecha por 3 meses. Estavam presentes 25 cavalos, assistidos por um veterinário, que os treinou especialmente. Todos são mantidos em uma fazenda de cavalos em Riva . Uma área especial semelhante a um zoológico (mas em menor escala) foi criada para todos os animais que aparecem no show, que incluem gazelas , ovelhas , cabras , rouxinóis e perdizes . O tempo de filmagem do primeiro episódio foi de cerca de um mês. Um total de 5.000 pessoas foram escaladas para todas as 5 temporadas do show.

Desenhos de fantasias

Para a série, cerca de 1800 fantasias e milhares de suprimentos e acessórios de guerra foram feitos do zero. A série de TV é um marco na Turquia no que diz respeito à administração da arte. Cobre e outros acessórios metálicos são acumulados em várias partes da Turquia. [12] Quase tudo em toda a Turquia foi "confiscado", de joias a um pedaço de pano. Os materiais de madeira foram feitos à mão, um por um.

Locais de filmagem

EstaçãoLocal de filmagemJuiz.
Temporada 1Riva, Istambul, Turquia[13]
Temporada 2Riva, Istambul, Turquia
Sessão 3Nevşehir , Turquia[14]
Temporada 4Nevşehir , Turquia[14]
5ª temporadaRiva, Istambul, Turquia

A primeira temporada foi filmada em torno de Beykoz e Riva em Istambul. Diriliş: Ertuğrul criou dois platôs para Riva e Beykoz Kundura Factory para a primeira temporada. O planalto de Riva foi erguido em uma área total de 40.000 m² com 35 tendas construídas de acordo com o original. Na fábrica Beykoz Kundura, Aleppo, Aleppo Palace, sala de suprimentos, quartos de hóspedes, corredores, masmorras, sala Karatoygar, pavilhão Seljuk, corredores de templos e quartos, alojamentos e interiores de barracas foram construídos em uma área fechada de 6.000 m². [15] Na fábrica Kundura, o Bazar de Aleppo, o interior da fortaleza, o interior da tenda de Suleyman Shah, a masmorra, o corredor e o altar do templo foram construídos em uma área aberta de 5.000 m² .

Recepção

Os números de classificação assinalaram Diriliş: Ertuğrul como a melhor série de TV turca da temporada de 2014. O primeiro episódio abalou as redes sociais turcas depois de ir ao ar. [16] Recep Tayyip Erdoğan , presidente da Turquia, visitou o set com sua família mais de uma vez. [17] A série foi chamada de Game of Thrones turco , e os fãs incluem o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro . [9] [18]

A série é uma das exportações de televisão de maior sucesso da Turquia e ecoa com a mensagem de Erdoğan e seu partido. De acordo com o professor Burak Ozcetin, "Eles estão, de certa forma, reescrevendo a história otomana para o atual público turco". [19]

Junto com o peru , a série é popular no Azerbaijão , devido a uma herança comum percebida. [dois]

Tem tido muito sucesso no Paquistão (a audiência foi ainda melhor do que na Turquia) e o primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, disse publicamente que é um grande fã do programa. [20] A série atraiu público de vários outros países, especialmente aqueles com grandes populações turcas ou muçulmanas. [vinte e um]

Paquistão

Ertugrul Ghazi (TRT Ertugrul pela PTV)

primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan , elogiou o programa publicamente e recomendou que as pessoas no Paquistão assistissem. [9] Solicitando à estatal Pakistan Television Corporation (PTV) para dublar a série turca em urdu e transmiti-la na TV, ele comentou que a série promoveu uma compreensão da história islâmica , cultura, valores e ética. A PTV garantiu os direitos de televisão para a série da TRT, e o primeiro episódio acabou sendo exibido no Paquistão no primeiro dia do Ramadã (24 de abril) em 2020. [22] [23] [24] [25]

O show é chamado Ertugrul Ghazi no Paquistão, [26] e foi considerado um grande sucesso lá, particularmente devido à recomendação de Khan, e também em parte devido à quarentena da pandemia COVID-19 . O canal da PTV no YouTube para a série ganhou mais de 5 milhões de assinantes em junho de 2020. [27] [3] [4] [28] De acordo com a PTV, a série em urdu adquiriu uma audiência de mais de 130 milhões de pessoas em meados de Maio, [29] e até setembro, 25 por cento da audiência da série no Youtube era do Paquistão. [30] Vários dos atores expressaram gratidão pela atenção dos fãs do Paquistão, Engin Altan Düzyatan eEsra Bilgiç acrescentou que gostaria de visitar o país. [31] [32]

No Paquistão, a mídia expressou preocupação de que a série seja mais uma importação estrangeira, como Bollywood . [1] [33] Pervez Hoodbhoy acrescentou que a série retrata o Islã como violento e pode aumentar a islamofobia . [34] [20] Jibran Nasir diz que Diriliş: Ertuğrul está criando uma crise de identidade entre os paquistaneses. [vinte]

Em outro lugar no sul da Ásia

A série também é bastante popular entre os muçulmanos indianos e em Jammu e Caxemira [18], onde as pessoas a veem como inspiração para sua luta pela liberdade, apesar do desligamento da internet. [35] Um profissional de relações públicas da Caxemira disse: "Todo Caxemira deve assistir. Uma pequena tribo de 2.000 pessoas triunfa. É inspirador. Se você tem uma meta e a vontade de alcançá-la, nada pode atrapalhar." [35] Abhinav Pandya, autor, compara Diriliş: o sucesso de Ertuğrul na Índia com o do drama israelense Fauda, dizendo que "Assim como o fandom de Fauda sinaliza a mudança dos influenciadores da Índia em direção a um nacionalismo mais militante e excludente, a mania de Ertugrul é um sinal escrito para a alienação de muitos dos 180 milhões de muçulmanos da Índia daquela cultura política dominante e sua busca por solidariedade em outros lugares . " [36]

mundo árabe

Em 10 de fevereiro de 2020, Diriliş: Ertuğrul foi proibido no Egito , Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos . Egito Dar al-Ifta al-Misriyyah anunciou que era proibido de assistir à série. Ele também teve como alvo o presidente da Turquia Erdoğan em um comunicado, afirmando que sua intenção era restaurar o Império Otomano no Oriente Médio e restaurar a soberania sobre os países árabes que antes estavam sob o domínio otomano. [37] Apesar da proibição, a série permaneceu bastante popular nesses países. [5]

Agenda política

Alguns jornalistas comentaram sobre a agenda política da série. Hüseyin Topel diz que Dirilis: Ertugrul é mais eficaz do que qualquer outra série do TRT na transmissão de aspectos da agenda do governo, e que as mensagens do governo do AKP na série aumentaram conforme o programa se tornou mais popular. [38] Selim Aydin também cita a série como uma crítica por ser uma porta-voz do governo. [39]

Prêmios e indicações

AnoNomeadoConcederCategoriaResultadoJuiz.
2015Engin Altan DüzyatanQuality Of Magazine AwardsPrêmio de atorGado[40]
2016Esra BilgiçPrêmio de Conscientização SocialMelhor Atriz em Série de Televisão[41]
Anadolu Media AwardsAtor da série de TV do ano[42]
Engin Altan DüzyatanITU EMÖS Success AwardsAtor de série de TV de maior sucesso do anoNomeado
Magazinci.com Internet Media (The Best)Ator masculino do ano em uma série de TVGado[43]
Diriliş: ErtuğrulSérie de termos do anoNomeado
Turquia Youth AwardsMelhor Série de TV
Engin Altan DüzyatanMelhor Ator em Série de Televisão
KTÜ Media AwardsAtor mais admirado
Mehmet BozdağProdução e roteiro favoritosGado
Metin GünayDiretor Mais Admirado
Golden Palm AwardsDiretor de Série de TV do Ano[44]
Diriliş: ErtuğrulSérie de televisão do ano
Ayberk PekcanAtor coadjuvante da série de TV do ano
Engin Altan DüzyatanAtor masculino do ano em uma série de TV
Prêmios Makinistanbul Media, Art and SportsMelhor Ator em Série de Televisão[Quatro cinco]
Prêmio Mimar Sinan Fine Arts High SchoolAtor de maior sucesso do ano
Prêmio Snow Film FestivalO Melhor Ator
Prêmio Permanente de Estrelas de Jornal na TVMelhor Ator em Série de Televisão
Prêmio Ege University MediaMelhor Ator em Série de TelevisãoNomeado
Golden Butterfly AwardsO Melhor Ator[46]
Diriliş: ErtuğrulMelhor série de televisão do anoGado
Metin GünayMelhor Diretor do AnoNomeado
2017Golden Palm AwardsDiretor de Série de TV do AnoGado[47]
Mehmet BozdağTurquia Youth AwardsMelhor roteirista[48]
Diriliş: ErtuğrulMelhor Série de TV
Cengiz CoşkunMelhor ator coadjuvante em uma série de televisão
Engin Altan DüzyatanMelhor Ator em Série de TelevisãoNomeado
Esra BilgiçMelhor Atriz em Série de Televisão
Metin GünayMelhor diretor
Diriliş: ErtuğrulGolden Butterfly AwardsMelhor Série de TVBrinco[49]

Transmissão internacional

PaísA redeEstreia da série
 AfeganistãoTolo TVSetembro de 2014
 AlbâniaTV KlanOutubro 2015
 ArgéliaEchorouk TVOutubro de 2017
 Oriente Médio e Norte da ÁfricaQatar TV
4shbab
Al Noor TV
Al Yarmouk TV
Daawa Channel
 AzerbaijãoCanal de televisão britânicoDezembro 2015
 BangladeshEkushey Television
Television Maasranga
Setembro de 2016 abril de 2017
 Bósnia e HerzegovinaHayat TVAgosto de 2018
 BrasilNetflixSetembro de 2016 abril de 2018
 CanadáJunho de 2019
 PimentaTelevisão Nacional ChilenaFevereiro de 2018
 IndonésiaTrans7Abril de 2015
 ÍndiaNetflixJunho de 2017
 JordâniaTv amãOutubro de 2018
 CazaquistãoCanal 31
Qazaqstan
Março de 2016 2018
 PaquistãoHum Sitaray
Netflix
TV paga
Agosto de 2015 junho de 2019 abril de 2020

 RomêniaTV premium16 de novembro de 2015
 SomáliaMCTVMaio de 2019
 África do SulNetflix
iTV
DSTV
Novembro de 2018
 Norte do ChipreTRT 1Dezembro de 2014
 TunísiaHannibal-TVOutubro de 2017
 Emirados Árabes UnidosNetflixNovembro de 2018
 Reino Unido
 Estados UnidosJunho de 2017
 UzbequistãoZoʻr TV  [ ru ]Junho de 2018
 VenezuelaVenezuelana de Televisão
TVes
Novembro de 2018
 TanzâniaAzam Dois13 de julho de 2020

Veja também

Referências

  1. B Ahmad, Zeeshan (18 de maio de 2020). ' Diriliş: Ertuğrul': Somos fãs de aspiração histórica ou de televisão de qualidade?" The Express Tribune . Recuperado em 18 de maio de 2020 .
  2. B "Azerbaijão apaixonados por séries de TV turcas históricas" . Agência Anadolu (28 de novembro de 2019) Recuperado em 11 de maio de 2020 .
  3. B Khan, Imran (14 de maio de 2020). "Análise: Ertugrul e a atração dos dramas turcos no Paquistão" . Al Jazeera . Recuperado em 26 de maio de 2020 .
  4. B A estrela de 'Ertugrul', Engin Altan, envia uma mensagem especial aos fãs do Paquistão no Eid: WATCH" . The News International . 24 de maio de 2020 Recuperado em 26 de maio de 2020 .
  5. B Hoda, Ayesha (24 de fevereiro de 2020). "Diriliş: Ertuğrul banido no Egito, mas o sabão turco continua popular, aqui está a prova"tempero Recuperado em 21 de abril de 2019 .
  6. ^ Şafak, Yeni (30 de outubro de 2020). "Seguindo nos Emirados Árabes Unidos, os passos sauditas, o Egito emite fatwa proibindo séries de TV turcas" . Yeni Şafak Recuperado em 30 de outubro de 2020 .
  7. ^ Daur, Naya (22 de abril de 2020). "Jamia Binoria Emite Fatwa Contra 'Ertugrul' Seguindo as Ordens do PM para Transmitir na PTV" Recuperado em 30 de outubro de 2020 .
  8. ^ Haberler, TR (24 de março de 2019). "Diriliş Ertuğrul ne zaman bitiyor! İşte Diriliş Ertuğrul'un final yapacağı tarih ..." trhaberler.com/dirilis-ertugrul-ne-zaman-bitiyor-iste-dirilis-ertugrulun-final-yapacagi-tarih-haber-377974 (en Turco) Recuperado em 29 de outubro de 2020 .
  9. C Haider, Sadaf (15 de outubro de 2019). "O que é Dirilis Ertugrul e por que Imran Khan deseja que os paquistaneses vejam isso?" Imagens do nascer do sol Recuperado em 21 de abril de 2020 .
  10. ^ Polat, Cüneyt (10 de maio de 2016). "Diriliş Ertuğrul'un Yapımcısı Mehmet Bozdağ: Her şey bir rüya ile başladı!" Cüneyt Polat (em turco) Recuperado em 14 de maio de 2020 .
  11. "Série com temática de história turca Diriliş Ertuğrul desfrutada em 60 países" Recuperado em 27 de dezembro de 2017 .
  12. "O sucesso de Dirilis Ertugrul foi aprovado!" 19 de dezembro de 2014. Arquivado do original em 30 de maio de 2015 Recuperado em 28 de janeiro de 2015 .
  13. "İŞTE 'DİRİLİŞ'İN RİVA'DAKİ SETİ" . Milliyet (em turco) Recuperado em 1 de novembro de 2020 .
  14. B Şafak, Yeni (13 de julho de 2016). "Diriliş Ertuğrul Kapadokya'da çekilecek" . Yeni Şafak (em turco) Recuperado em 1 de novembro de 2020 .
  15. "İŞTE 'DİRİLİŞ'İN RİVA'DAKİ SETİ | Ali Eyüboğlu | Milliyet.com.tr" . web.archive.org . 12 de setembro de 2015 Recuperado em 5 de dezembro de 2020 .
  16. "A nova série de TV da Turquia sobre a fundação do Império Otomano está no topo das classificações" . Sabah diariamente . 11 de dezembro de 2014.
  17. ^ Bokhari, Sonia (20 de maio de 2020). "Drama turco 'Ressurreição: Ertuğrul' e as relações Turquia-Paquistão" . Sabah diariamente . Recuperado em 20 de maio de 2020 .
  18. B "Ertugrul: Game of Thrones turco" . Grande Caxemira . 24 de abril de 2020 Recuperado em 11 de maio de 2020 .
  19. "Ertugrul: O fenômeno otomano da TV turca torna-se global" . Al Jazeera . Recuperado em 22 de julho de 2020 .
  20. C Farooqi, Shayista (16 de junho de 2020). "Ertugrul: O drama da TV turca que cativa o Paquistão" . Monitoramento da BBC . Recuperado em 21 de julho de 2020 .
  21. "Série de TV turca atrai audiência de 146 países" . Yenisafak English . 13 de novembro de 2019 Recuperado em 21 de abril de 2019 .
  22. ^ Shabbir, Saima (3 de dezembro de 2019). "PM Khan pede à PTV para transmitir o famoso drama de ficção turca 'Ertugrul' em urdu"Arab News Paquistão Recuperado em 21 de abril de 2020 .
  23. "Diriliş: Ertuğrul ao ar em Urdu em PTV em Ramazan" . Gravador comercial . 20 de abril de 2020 Recuperado em 11 de maio de2020 .
  24. "Shaan quer que o Paquistão produza épicos sobre heróis locais, história | SAMAA" . Samaa TV . 2 de maio de 2020 Recuperado em 11 de maio de 2020 .
  25. "Paquistão PM: Aprenda 'valores islâmicos' de Ertugrul da Turquia" . Monitor do Oriente Médio . 28 de abril de 2020 Recuperado em 11 de maio de 2020 .
  26. ' Ertugrul Ghazi' cruza 200 milhões de visualizações no canal do YouTube da PTV" . www.thenews.com.pk Recuperado em 13 de junho de 2020 .
  27. ^ Equipe, imagens (9 de maio de 2020). "A PTV está empenhada em quebrar um recorde mundial no YouTube com uma pequena ajuda de Ertugrul" . Imagens Recuperado em 19 de maio de 2020 .
  28. "Explicado: É por isso que Imran Khan está exortando os paquistaneses a assistir 'Diriliş: Ertuğrul', um drama de televisão turco" . The Indian Express . 26 de maio de 2020 Recuperado em 27 de maio de 2020 .
  29. ^ Sajid, Islamuddin (17 de maio de 2020). "A série de TV turca de Ertugrul toma o Paquistão de assalto" . Agência Anadolu Recuperado em 7 de junho de 2020 .
  30. Bhutto, Fatima (5 de setembro de 2020). "Como o Soft Power da Turquia conquistou o Paquistão" . Política externa . Recuperado em 9 de dezembro de 2020 .
  31. ^ Mesa, Notícias (19 de maio de 2020). "Engin Altan 'Ertugrul' expressa amor pelo Paquistão e deseja encontrar fãs . Espaço Global Village Recuperado em 19 de maio de 2020 .
  32. ' Sensação de Ertugrul, Engin Altan, Cengiz Coskun e Cavit Guner querem visitar o Paquistão" . The Nation . 18 de maio de 2020 Recuperado em 19 de maio de 2020 .
  33. ^ Garewal, Ghazanfar Ali (28 de maio de 2020). ' Ertugrul' levanta questões sobre o nacionalismo paquistanês" . Asia Times . Recuperado em 6 de junho de 2020 . A série dramática turca é muito popular, mas o Paquistão precisa de menos, e não mais, inspiração estrangeira
  34. ^ Hoodbhoy, Pervez (6 de junho de 2020). "Delírios perigosos - mania de Ertugrul" . Amanhecer . Se ela busca projetar o Islã como uma religião de paz e combater a islamofobia, então o oposto é alcançado.
  35. B "A série de TV turca 'Ressurreição: Ertuğrul' ressoa entre os caxemires" . Sabah diariamente . 31 de janeiro de 2020 Recuperado em 11 de maio de 2020 .
  36. ^ Pandya, Abhinav (17 de julho de 2020). "Fauda de Israel x Ertugrul da Turquia: na Índia, a batalha entre duas séries de TV de sucesso é mais do que uma guerra cultural | Opinião" . Haaretz . Recuperado em 22 de julho de 2020 .
  37. "Egito fatwa proíbe Ertugrul, sabonetes turcos" . Monitor do Oriente Médio . 12 de fevereiro de 2020 Recuperado em 5 de agosto de 2020 .
  38. ^ Topel, Hüseyin (1 de agosto de 2017). "Serien im türkischen Staatsfernsehen: Erdoğans Lieblingsserie" . Die Tageszeitung: taz (em alemão). ISSN  0931-9085 Recuperado em 3 de novembro de 2020 .
  39. ^ Zeitung, Süddeutsche. "Propaganda im türkischen Fernsehen" . Süddeutsche.de (em alemão) Recuperado em 3 de novembro de2020 .
  40. "Quality ödülleri sahiplerini buldu" . Habertürk . 11 de junho de 2015 Recuperado em 1 de novembro de 2020 .
  41. "1. Sosyal Farkındalık Ödülleri" sahiplerini buldu " . Trthaber . 20 de janeiro de 2016. Retirado em 1 de novembro de 2020 .
  42. "2. Anadolu Medya Ödülleri'nin sahipleri belli oldu!" gazeticeler.com . 12 de outubro de 2016 Recuperado em 1 de novembro de2020 .
  43. "Magazanci.com Ödülleri Sahiplereni Buldu" . magazanci.com . 18 de maio de 2016 Recuperado em 1 de novembro de 2020 .
  44. "ALTIN ​​PALMİYE ÖDÜLLERİ İÇİN GERİ SAYIM BAŞLADI" . Milliyet . 5 de maio de 2016 Recuperado em 1 de novembro de 2020 .
  45. "11. Makinistanbul ödülleri sahiplerini buldu" . Hürriyet . 1º de abril de 2016 Recuperado em 1 de novembro de 2020 .
  46. "Pantene Altın Kelebek adayları belli oldu" . Sözcü . 25 de agosto de 2016 Recuperado em 1 de novembro de 2020 .
  47. "2017 Altın Palmiye Ödülleri belli oldu!" Gazetevatan . 23 de abril de 2017 Recuperado em 1 de novembro de 2020 .
  48. "Türkiye Gençlik Ödülleri sahiplerini buldu" . Hürriyet . 17 de maio de 2017 Recuperado em 1 de novembro de 2020 .
  49. "44. Altın Kelebek Ödülleri için finalistler belli oldu!" ranini.tv . 20 de outubro de 2017 Recuperado em 1 de novembro de 2020 .
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grande_Guerreiro_Otomano

Comentários

Postagens mais visitadas