Verão de 92

 Verão de 92 ou a vida com propósito



Filminho gostoso, bom para assistir numa tarde chuvosa de domingo, assim como hoje.
O filme conta a história da conquista da Eurocopa pela Dinamarca. Dei spoiler porque a história é conhecida, ainda assim vale a pena assistir o filme. Sempre há a história atrás da história e é essa que me trouxe aqui hoje.

Em um certo momento do filme, um dos jogadores precisa voltar para casa pois a filha esta muito doente. Ele abandona o time e vai, no entanto a menina tem uma melhora e ele retorna.
Quando ele volta, ele se dirige aos companheiros e diz algo como : vamos ganhar por ela.

Essa frase ou o sentido dela me trouxe aqui.
A vida com propósito. No momento que ouvi, lembrei -me de Viktor Frankl sobre o qual já escrevi por aqui.
Esse psicólogo austríaco teve uma vida rica em desafios e sofrimentos, perdas dolorosas de sua esposa, filho, pais e irmão. Esteve em um campo de concentração vivenciou privações inimagináveis. Tudo para torná-lo amargo e pessimista e no entanto não foi isso que aconteceu.

Viktor Frankl foi o fundador da Logoterapia. Segundo Frankl, existiria no ser humano um desejo e uma vontade de "sentido". Ele percebeu que seus pacientes não sofriam exclusivamente de frustrações sexuais (Freud) ou de complexos como o de inferioridade (Adler), mas também do que reputa ser o vazio existencial.

Sua filosofia é fundamentalmente otimista e baseada na crença - fruto de sua experiência pessoal - de que o fim último da existência humana tem uma meta fora do próprio indivíduo, fim este que lhe dá o sentido da própria existência.

No prefácio de "Em busca de Sentido" diz: "
Nós que vivemos nos campos de concentração podemos lembrar de homens que andavam pelos alojamentos confortando a outros, dando o seu último pedaço de pão. Eles devem ter sido poucos em número, mas ofereceram prova suficiente que tudo pode ser tirado do homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas - escolher sua atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho."

Pois bem dito isso, a vida é uma escolha que dará sentido à própria vida. Basicamente é isso. Mesmo nas condições mais sórdidas de existência é possível encontrar um sentido.
 Antes de continuar a falar sobre o filme e fazer um paralelo entre os dois, recomendo fortemente a leitura dos livros de Viktor Frankl.

O filme que esta longe de ser uma obra prima me remeteu à Viktor Frankl na medida em que a busca de um sentido é alcançado, porém vai além para cada um deles e muito mais do que a vitória no campeonato.
O filme é bom, mas Viktor Frankl é muito melhor. Acredite.














Comentários

Postagens mais visitadas