Nos tempos do Coronavírus.




Tive dúvidas em trazer esse assunto para cá. Tanto se fala sobre como a vida mudará depois disso tudo. Mas ninguém sabe exatamente como, somente que mudará.
A mudança é uma certeza, não se passa incólume por algo que confina pessoas, causa incerteza e medo.
Na economia já estamos vivendo as mudanças, porém tudo isso vai mais além e atinge o humano em nós. Gosto de pensar que absolutamente tudo vem para o bem, sim penso assim. Prefiro ter esperança, pensar que sempre  há algo de bom em tudo à sucumbir ao pessimismo ou como muitos dizem, realismo.
Mas ainda assim, ainda me mantendo acreditando que o melhor virá, passei por uma situação no mercado que mexeu profundamente comigo.

Estava fazendo compras quando um homem se aproximou de mim e falou:

"Não fique com medo, eu não vim roubar, eu só peço que a sra me ajude comprando comida para meus filhos. Eu não quero dinheiro, apenas comida. Sou lavador de sofás e atualmente estou sem clientes e sem dinheiro para alimenta-los. Por favor, me ajuda, é pouca coisa."

Bom, pessoalmente sempre tive como princípio jamais negar comida a ninguém, na verdade é um pouco mais abrangente, dificilmente eu nego ajuda. Enfim, isso não é sobre mim, é sobre empatia.
Fiz as minhas compras e paguei as dele que agradeceu muito.
Ainda no mercado olhando-o afastar-se, fiquei pensando. Talvez a grande lição nisso tudo seja recuperar a humanidade que há em nós. Muitos estão mobilizando para ajudar idosos, familiares, amigos, doentes, pessoas carentes como podem.
Grandes instituições se mobilizam liberando grandes quantias em dinheiro para ajudar, para produzir material hospitalar, insumos que ajudarão na cura e manutenção dos doentes. Médicos, enfermeiros e voluntários estão na linha de frente lutando contra um inimigo microscópico. Heróis anônimos de uma batalha cotidiana.

Do outro lado estamos nós, os confinados.
O que pensar disso tudo senão que há um recado embutido, uma mensagem a ser lida?
Essa mensagem dirão os católicos, é Deus mandando um recado, outras religiões dirão que seus orixás, Jesus, espíritos estão dando mostras que a humanidade precisa mudar.

Afastando qualquer explicação espiritualista/religiosa, embora eu seja uma mulher de fé, prefiro pensar que as mensagens não são só globais sobre como o dinheiro é ótimo, mas é só dinheiro, como empatia por tudo e todos é definitivamente o caminho.

Prefiro pensar que cada um de nós nesse momento receberá uma mensagem particular, individual.  Uma mensagem que será ouvida por quem souber aproveitar esse tempo de quarentena, no silencio da sua casa, apartamento ou quarto para descobrir qual o seu papel no mundo.

Sua vida até aqui esta valendo a pena? Você faz aquilo para o qual nasceu para fazer? Você é feliz sendo quem você é? Sua vida tem um propósito? Quem você deseja ser quando isso tudo passar?

Boa quarentena a todos.









Comentários

Postagens mais visitadas