A volta dos que não foram...
pizdaus.
/
/

Juro que não abandonei meu filho mais querido, esse mesmo no qual escrevo, rsss
Ando atolada com o trabalho, vida pessoal e um projeto pra lá de interessante que descobri. Não vou ficar rica, mas com certeza vou limpar o armário!
É só dar uma lidinha aqui: http://www.sejogacolega.blogspot.com, vocês vão gostar tenho certeza.
/
/
Não podendo fugir do absurdo vamos ao excelente texto de um Saramago inspirado e inspirador!
/
/
Das pedras de David aos tanques de Golias
Janeiro 9, 2009 by José Saramago.
/
Também não as usa agora. Nestes últimos cinquenta anos cresceram a tal ponto a David as forças e o tamanho que entre ele e o sobranceiro Golias já não é possível reconhecer qualquer diferença, podendo até dizer-se, sem ofender a ofuscante claridade dos factos, que se tornou num novo Golias. David, hoje, é Golias, mas um Golias que deixou de carregar com pesadas e afinal inúteis armas de bronze. Aquele louro David de antanho sobrevoa de helicóptero as terras palestinas ocupadas e dispara mísseis contra alvos inermes, aquele delicado David de outrora tripula os mais poderosos tanques do mundo e esmaga e rebenta tudo o que encontra na sua frente, aquele lírico David que cantava loas a Betsabé, encarnado agora na figura gargantuesca de um criminoso de guerra chamado Ariel Sharon, lança a “poética” mensagem de que primeiro é necessário esmagar os palestino para depois negociar com o que deles restar.
Em poucas palavras, é nisto que consiste, desde 1948, com ligeiras variantes meramente tácticas, a estratégia política israelita. Intoxicados pela ideia messiânica de um Grande Israel que realize finalmente os sonhos expansionistas do sionismo mais radical; contaminados pela monstruosa e enraizada “certeza” de que neste catastrófico e absurdo mundo existe um povo eleito por Deus e que, portanto, estão automaticamente justificadas e autorizadas, em nome também dos horrores do passado e dos medos de hoje, todas as acções próprias resulatantes de um racismo obsessivo, psicológica e patologicamente exclusivista; educados e treinados na ideia de que quaisquer sofrimentos que tenham infligido, inflijam ou venham a infligir aos outros, e em particular aos palestinos, sempre ficarão abaixo dos que sofreram no Holocausto, os judeus arranham interminavelmente a sua própria ferida para que não deixe de sangrar, para torná-la incurável, e mostram-na ao mundo como se tratasse de uma bandeira. Israel fez suas as terríveis palavras de Jeová no Deuteronómio: “Minha é a vingança, e eu lhes darei o pago”. Israel quer que nos sintamos culpados, todos nós, directa ou indirectamente, dos horrores do Holocausto, Israel quer que renunciemos ao mais elementar juízo crítico e nos transformemos em dócil eco da sua vontade, Israel quer que reconheçamos de jure o que para eles é já um exercício de facto: a impunidade absoluta. Do ponto de vista dos judeus, Israel não poderá nunca ser submetido a julgamento, uma vez que foi torturado, gaseado e queimado em Auschwitz. Pergunto-me se esses judeus que morreram nos campos de concentração nazis, esses que foram trucidados nos pogromes, esses que apodreceram nos guetos, pergunto-me se essa imensa multidão de infelizes não sentiria vergonha pelos actos infames que os seus descendentes vêm cometendo.
Pergunto-me se o facto de terem sofrido tanto não seria a melhor causa para não fazerem sofrer os outros. As pedras de David mudaram de mãos, agora são os palestinos que as atiram. Golias está do outro lado, armado e equipado como nunca se viu soldado algum na história das guerras, salvo, claro está, o amigo norte-americano. Ah, sim, as horrendas matanças de civis causadas pelos terroristas suicidas… Horrendas, sim, sem dúvida, condenáveis, sim, sem dúvida, mas Israel ainda terá muito que aprender se não é capaz de compreender as razões que podem levar um ser humano a transformar-se numa bomba.
/
Publicado em O Caderno de Saramago

Comentários

Andrea,belo retorno o seu com um texto perfeito e corajosomdo Sramago,de quem só se pode esperar análises assim.
Tomara que as coisas se encaminhem bem em sua vida pessoal,no seu trabalho e nos seus projetos,e que
lhe sobre sempre tempo e disposição
para que você continue cuidando bem
do seu mais querido filho e nos brindando com seus ótimos posts.
Um ótimo final de semana.
Beijos com carinho.
Anônimo disse…
Angel, participe do meme “7 pecados” que coloquei no meu blog! Vai lá!
Beijos
Anônimo disse…
Angel, obrigada por postar esse texto! Uma pena que não tenhamos mais vozes corajosas e lúcidas como a do mestre Saramago. "Pergunto-me se o facto de terem sofrido tanto não seria a melhor causa para não fazerem sofrer os outros." Tudo dito numa só frase...

Adorei o Se Joga Colega! Pode ter certeza que darei sempre uma passadinha por lá!

beijos, querida!
CoRa disse…
Torço pra dar tudo certo nos seus projetos de vida! Você merece mais esquece de nóis... :D
Beijo grande. 2009 pra mim também vai ser um ano de ou vai ou racha!
Boa sorte e muita fé.
Saudades

CoRa
varal da angel disse…
GOSTO DE PASSAR AQUI NESSE ESPACO...SEMPRE SAIO DAQUI COM UMA LUZ PARA MEU DIA...BOM TE LER.ABRACO

Postagens mais visitadas