/
É dia de Glenn Ford, um grande ator que transitou muito bem entre o western e o filme noir enquanto mantinha tórridos casos com as maiores estrelas do cinema da época.
/

Gwyllyn Samuel Newton Ford nasceu na zona rural de Québec. Era filho de um condutor de trem na ferrovia que liga Québec à Montréal e uma dona de casa.
Quando estava cursando o secundário começou a participar do teatro da escola descobrindo assim a sua vocação. Mas antes de sededicar ao ofício resolveu contar ao pai que de pronto estabeleceu que ele até podia ser ator mas antes trataria de aprender uma profissão caso desse errado. Acordo feito, Glenn tornou-se habilitado nas áreas de eletricidade, carpintaria e mecânica, bem como, aprendeu a lidar com cavalos, ao trabalhar nos estábulos do então ator Will Rogers.

/
Em 1937, ainda usando o nome de batismo, participou do curta-metragem "Night in Manhattan", produzido pela Paramount Pictures. Dois anos depois, após se submeter aos testes para a seleção do elenco do filme "Heaven With a Barbed Wire Fence", de 1939, foi aprovado e contratado pela Columbia Pictures, estreando assim na telona. Depois de atuar em cerca de 15 filmes para a Columbia, no período de 1939 a 1943, seu caminho para o estrelato foi interrompido pelo serviço militar, durante a 2ª Guerra Mundial, quando serviu entre os fuzileiros navais na Europa.
/
Mas foi 1946 que um filme o tornaria um dos atores mais populares da época. O filme era "Gilda", claro. Seu par romantico era a estonteante Rita Hayworth e a química entre os dois era quase palpável, alias tão palpável que foi inevitável que ambos se apaixonassem. Consta que esse romance foi bem mais que um simples caso. O certo é que por causa de "Gilda", Glenn se viu mais assediado do que o normal. Foi uma época de grandes realizações e os filmes que se seguiram deram aval ao carisma inegável desse grande ator.
/
A vida pessoal no entanto não ia tão bem. Glenn foi casado quatro vezes e foi por causa de uma delas, Cynthia Hayward, por ocasião da separação que Glenn foi internado para tratar do alcolismo. Era 1984 e sua carreira já tinha entrado em decadência. Ainda assim, em 1991 chegou a fazer mais dois filmes. Seriam os últimos de sua carreira.
/
Infelizmente, Glenn Ford nunca recebeu um Oscar da Academia, mas quem precisa de um Oscar quando se tem o reconhecimento de público e crítica? Ninguém, muito menos ele.
Glenn Ford foi encontrado morto em sua casa, em Berverly Hills no dia 30 de agosto de 2006. Tinha 90 anos.


Comentários

Anônimo disse…
os grande de Hollywood vão desaparecendo, dias atrás faleceu Richard Widmark.
Ao meu ver Glenn Ford não foi um grande ator, era apenas "simpático" e acho mesmo que foi mal escolhido pra ser o galã no filme GILDA.
Alias esse filme de verdade não trata do amor do personagem de Glenn e Gilda, trata da relação homossexual entre o personagem de Glenn e o dono e marido de Gilda
Eu gosto dele como ator, Yosif. Perto do que temos hj ele era ótimo e versátil. Fez de filme noir a comédias, vc saabe, claro. Mas o que gostava nele era essa cara normalíssima, fugindo do galã ser capaz de ter tanto carisma, mesmo no caso de Gilda,filme que adoro mesmo que não seja um "romance" rsss

bjo querido
Anônimo disse…
Oi Angel.
Acompanho o Literatus há algum tempo, mas este é o primeiro (de muitos, espero) comentário. Acho o sr. Ford absolutamente fantástico, justamente por não ser nada demais. E ainda assim ter conseguido de destacar na multidão de galãs da época. Ah, sim. E eu, como uma boa moça, adoro Gilda. Muito.

p.s - prometo voltar mais!
Laura_Diz disse…
Angel, a tua amiga aqui está pirando, eu achei que havia postado, ma sestava em rascunho. Agora está lá, vá copiar, vai amarrrrrrrrrrrr
bjs laura

Postagens mais visitadas