DONNA MI PRIEGA 88


se amor é troca
ou entrega louca
discutem os sábios
entre os pequenos
e os grandes lábios

no primeiro caso
onde começa o acaso
e onde acaba o propósito
se tudo o que fazemos
é menos que amor
mas ainda não é ódio?

a tese segunda
evapora em pergunta
que entrega é tão louca
que toda espera é pouca?
qual dos cinco mil sentidos
está livre de mal-entendidos?




Leminski nasceu em 24 de agosto de 1944, era mestiço de polaco com negra, representante da poesia de vanguarda da década de 70.
"Tem um começo plenamente identificado com o movimento concretista, ele logo encontra alternativas que lhe garantem a prática de uma poética própria, sem que, no entanto, interrompa seu diálogo com suas influências originais. Como os poetas concretos, valoriza a visualidade do poema e toma a linguagem como personagem principal de sua poética; diferente deles, Leminski ironiza a erudição e aproxima-se da experiência cotidiana, o que lhe garante uma dicção mais coloquial e cheia de humor."











A experimentação, o inovador, nada limitava o poeta. Escrevia desde da adolescência, mas somente na idade adulta já casado com Alice Ruiz, Leminski começou a se destacar. Algum tempo depois as editoras finalmente deram oportunidade aos poetas daquela geração publicando - os. Eram os poetas malditos que falavam de uma geração sem nunca ficarem datados.
Nessa longa estrada, muitos ficaram, outros seguiram e Leminski se eternizou. Morreu em 7 de junho de 1989 com apenas 44 anos de vida.


Leia: http://planeta.terra.com.br/arte/PopBox/kamiquase/home.htm

Comentários

Postagens mais visitadas