O óleo de Lorenzo
[


[

O “Óleo de Lorenzo” é uma estória verdadeira, de um menino, Lorenzo Odone, que aos oito anos começou a demonstrar os sintomas de uma rara doença genética e incurável, a adrenoleucodistrofia (ADL). Quando seus pais foram informados deste terrível diagnóstico de seu filho único, não se conformaram e iniciaram uma batalha científica para melhor entender o “inimigo” invisível que lentamente destruía o cérebro de Lorenzo, deixando-o cego, surdo, paralítico, incapaz de engolir e de se comunicar.
Ao invés de simplesmente ficarem sentados aguardando os resultados dos estudos médicos, eles decidiram estudar nos livros de medicina e nos poucos artigos científicos da época, tudo que pudesse ajudar na compreensão do mecanismo de ação desta doença e assim poder discutir com os médicos a melhor forma de tratamento para amenizar os sintomas de Lorenzo.

Os pais de Lorenzo se recusaram a aceitar passivamente este diagnóstico e passaram a se dedicar ao estudo dos mecanismos básicos celulares, em livros de cursos de medicina. Inicialmente buscavam aprender e entender como as células do nosso organismo funcionam, para isso, passavam dias e noites em bibliotecas, mergulhados em livros em uma época em que computadores pessoais e Internet eram palavras completamente desconhecidas. Quando eles acreditavam que haviam encontrado alguma informação relevante, procuravam médicos e professores dos cursos de medicina e discutiam com eles suas idéias, sempre buscando encontrar uma forma de tratamento que minimizasse o sofrimento de Lorenzo.
A quantidade de dificuldades que encontraram foi enorme, desde o preconceito de médicos e professores por serem “leigos” em Bioquímica e Medicina, a impossibilidade de realização de testes em humanos de tratamentos ainda não autorizados pelo FDA (Food and Drug Administration – Órgão que fiscaliza a saúde nos Estados Unidos) e a dificuldade em achar parceiros químicos com competência para produzir a fórmula dos óleos que eles acreditavam que poderiam curar Lorenzo.

A ADL se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa (principalmente ácidos com 24 e 26 carbonos) na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina, que protege determinados neurônios. Sem a mielina, estes neurônios perdem a capacidade de transmitir corretamente os estímulos nervosos que fazem o cérebro funcionar normalmente e aí surgem os sintomas neurológicos da doença.
O óleo de Lorenzo é uma mistura de dois ácidos graxos insaturados, o ácido oléico (C18:1) e ácido erúcico (C20:1), cujo metabolismo se sobrepõe ao dos saturados, evitando assim o seu acúmulo. Para chegar a esta mistura, os pais de Lorenzo estudaram os resultados de muitas pesquisas na época, inclusive feitas em animais. Eles sabiam, por exemplo, que o óleo é tóxico para ratos, levando-os à morte, mas tiveram a coragem de ministrar em seu filho e mostrar ao mundo que o óleo é inofensivo aos humanos e que podia reverter e principalmente evitar os efeitos catastróficos da ADL. Enfrentaram e ainda enfrentam dificuldades com o FDA, que até hoje não autorizou o uso em humanos. Devido a essas dificuldades, o óleo é hoje produzido por uma companhia inglesa, e o Sr. Odone não recebe nenhuma porcentagem das vendas do produto, apesar de ter sido o seu idealizador. O reconhecimento dos seus estudos pela comunidade científica e acadêmica resultou no título de Doutor honoris causa por sua imensa contribuição à ciência e à medicina.

Durante trinta anos, Lorenzo, apesar de suas limitações se comunicou piscando os olhos e movimentando os dedos. Gostava de ouvir música e estórias.
Lorenzo teve sorte, outras crianças que não receberam o tratamento com o óleo não chegaram a vida adulta.
Os pais de Lorenzo ainda fundaram o “Projeto Mielina”, uma fundação que tenta concentrar esforços nos estudos das doenças relacionadas à mielina. Para saber mais, acesse
http://www.myelin.org/.
[
Nessa sexta, 30 de maio de 2008, Lorenzo Odone faleceu, não em consequência de sua doença, mas por causa de uma pneumonia que não cedeu ao tratamento. Suas cinzas serão misturadas a de sua mãe que faleceu em 2002 vítima de um câncer.
Quando digo que o amor salva é disso que falo. Não há obstáculo, distância, tempo ou impossibilidade.



Comentários

Angel vc sempre nos surpreende! Eu assiti a esse maraviljoso filme e me emcionei como todos q o vêem! Lamento pelo ocorrido com Lorenzo, mas pelo menos viveu mais do q esperavam! Vc é fabulosa! Obrigada por me ensinar sempre! Bjks :)
dade amorim disse…
Esse é um filme inesquecível, Andrea, triste e lindíssimo. Os males que podem nos destruir são bem mais numerosos do que imaginamos.
Beijo e uma semana bem legal pra você.
Andréia Lino disse…
o MUNDO A FORA tem a honra de...

curiosa?

passa lá!

bjokaaaaaaaaaaaaaaaaaa bem grande!


>.<
Andréia Lino disse…
o MUNDO A FORA tem a honra de...

curiosa?

passa lá!

bjokaaaaaaaaaaaaaaaaaa bem grande!


>.<
Girabela disse…
Olá, gostaria de sua permissão para copiar um texto seu com as devidas referências, claro.

O texto sobre Léon Werth.
Girabela disse…
Quero pedir sua permissão para copiar um texto seu sobre Léon Werth.
Clecia disse…
Este filme é lindo e emocionante! Amei! Parabéns pelo belo post.Que pena que o Lorenzo morreu, mas certamente ele está em um lugar muito melhor. Bjos!
Anônimo disse…
Olá, estou iniciando com alguns amigos uma comunidade sobre "poesias e parafernálias". De começo, estamos hospedando o site em um servidor gratuito, isto, até que as coisas entrem realmente nos "eixos". Dê uma olhada, o link é: cresjenipapo.ning.com
De seu leitor, Lucas.

Postagens mais visitadas