Dia Mundial do Meio Ambiente
/

/
Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e apesar de termos pouco a comemorar, não queria que passasse em branco.
Inda outro dia, estava trocando emails com o Hugo
(meu amigo ecoeconomista) e dizia a ele que estava cansada de más notícias, que gostaria de saber como realmente mudar a situação, virar o jogo. Sou imediatista de raiz, rss
Recebi então, aquele discurso de sempre: somos culpados pelos governantes que escolhemos, pelo consumo desenfreado, pelo luxo que produzimos etc.
Concordo em número, gênero e grau, porém a coisa não é tão simples assim. Eu assumo a minha culpa, até porque votei no Lula, só pra citar um exemplo, acreditando que ele seria diferente e não só não foi como se revelou uma grande decepção. Votei errado? Não acho, porque votei acreditando realmente, pela história dele, que seria diferente, melhor e quase perfeito.
O ponto, no entanto, não é esse. Eu entendo e aceito a minha culpa, mas nesse momento não adianta pensar nisso, enquanto não escolhemos "certo" o que é possível fazer de imediato, agora, nesse momento?
/



Pesquisando por aí, achei umas idéias bem bacanas para começar DJÁ.
Exemplo: Você pode fazer o cálculo da quantidade de gás carbônico que emitiu até hoje nas suas viagens de avião por exemplo e neutralizá-las através do plantio de árvores pelo programa "Florestas do Futuro" da SOS Mata Atlântica.
Com essa calculadora abaixo, você fica sabendo quantas árvores são necessárias
para que suas emissões sejam compensadas pela retirada de gás carbônico que estas árvores farão.


/
Quando comprar um celular, compre um celular "verde" !
Dentre as várias empresas fabricantes destes aparelhos a que mais está envolvida com as questões ambientais é a Finlandesa Nokia. Então porque não comprar um celular da Nokia e mais, entrar no site e deixar um recadinho dizendo que só o fez pelo comprometimento deles com as causas ambientais.
E se você for um pouco mais ousada (o), deixe também uma mensagem na concorrência atestando porque não comprou um celular da marca deles.
Essa dica vale para todas as empresas que tomaram para si a causa ambiental.
/
Desligue os computadores de noite. Se desligar o seu computador em vez de deixá-lo em stand-by pode economizar 40 watts-hora. Isso significa R$ 0,07 por dia ou R$ 25.55 por ano. Se não quer esperar o seu computador ligar programe-o para se ligar alguns minutos antes de você chegar para trabalhar .
/
Entre em campanhas legais
Você pode tirar cinco minutos do seu dia para participar de um abaixo-assinado ou de uma campanha para a preservação da Amazônia. Ou pode fazer parte de organizações como a
Control Arms. Trata-se de uma lista diferente, na qual você manda a foto do seu rosto (ou faz um desenho de uma carinha com uma ferramenta do site) e envia para a campanha Million Faces, que pede o controle de armamentos no mundo. Outra boa idéia é a do australiano Juan Mann, que, em 2006, escreveu um cartaz com a frase Free Hugs (abraços grátis) e saiu pelas ruas de Sidney distribuindo abraços. A campanha se espalhou e as autoridades pensaram em proibi-la. Para continuar, Juan conseguiu 10 mil assinaturas e foi até o programa da Oprah. Visite o site do Free Hugs. Alias, já fiz um post sobre o Juan Mann e é emocionante ver como as pessoas mudam de atitude diante de um abraço.
/

Adote uma ONG
Achar uma organização não-governamental séria entre tantas opções é uma
tarefa desafiadora. Por isso, o administrador e professor Stephen Kanitz inventou, em 1997, o prêmio Bem Eficiente, que elege as melhores ONGs do Brasil. No site Filantropia, criado por ele, você pode fazer doações online para uma entidade, saber quais são os lugares que precisam de itens que você não usa mais e achar instituições que estão a menos de 1 km de sua casa. Há muitas bacanas. O Grupo Primavera, com sede na periferia de Campinas (SP), por exemplo, tem como objetivo complementar a educação de mulheres de baixa renda. Elas produzem bonecos e outros trabalhos manuais que são vendidos na Green by Missako ou no Projeto Terra.
/

Gaste sem culpa na Internet
Quase toda mulher é louca por uma comprinha virtual. Então, pelo menos faça isso em sites que revertam renda para alguma instituição. No site do Fundo das Nações Unidas pela Infância, você pode comprar agendas, blocos de notas, velas, jogos americanos. Outro lugar para botar seu cartão de crédito para funcionar é o site da People for the Ethical Treatment of Animals, que vende sacolas, camisetas, sapatos e até jóias. Agora, quer torrar mesmo? Então vá para o portal Igive, com mais de 680 lojas que dedicam um percentual da compra para institutos de caridade. O melhor? Você decide para onde será enviada sua doação. Há ainda o Greatergood, que tem uma infinidade de produtos para ajudar as crianças, as florestas, os animais e acabar com a fome no planeta.
/

Vá a lojas responsáveis.
Se você vai gastar, faça em lojas que apóiam algum projeto social. O
Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social mantém uma lista de empresas que atuam no terceiro setor. Mesmo que a sua loja favorita não esteja lá, pergunte se ela tem algum trabalho no terceiro setor. Um exemplo é a designer de jóias Adriana Bittencourt. Ela acaba de lançar o Charity Charm Bracelet, uma pulseira que tem 20% da renda revertida para a Casa HOPE Apoio à Criança com Câncer. Na Track & Field, você compra camisetas da WWF-Brasil, uma ONG do Fundo Mundial para a Natureza. Já as roupas da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, são vendidas na Hering.
/

E pra finalizar visite esses sites e blogs:
/
Florestas do Futuro
Planeta Sustentável
Progresso Verde
Nosso Futuro Comum - ótimo blog do Hugo.
Ecodesenvolvimento
Atitude verde
Blog do Planeta
/



/
Verde que te quero verde
...
“Verde que te quero verde.
Grandes estrelas de escarcha
nascem com o peixe de sombra
que rasga o caminho da alva.

A figueira raspa o vento
a lixá-lo com as ramas,
e o monte, gato selvagem,
eriça as piteiras ásperas.”
...
Federico García Lorca

Comentários

Hugo Penteado disse…
Parabéns pelo sua postagem de hoje no dia tão especial para nós todos. O meio ambiente é o meu coração, o seu coração, o de todos. Parabéns mais uma vez pela sua enorme contribuição e pela sua grande sensibilidade.

Um dia, todos os dias serão dia do Meio Ambiente, porque o meio ambiente é tudo e todos à nossa volta e todos os seres vivos dependem de todos os seres vivos.

Beijos

Hugo
Muito Obrigada Hugo, vindo de vc é um grande elogio!

bjimm
Andréia Lino disse…
muito interessante, adorei...fiquei sabendo muita coisa q desconhecia.
brigada!

bjoka linda ótimo fim de semana pra vc.
Clecia disse…
OLá! Gostei do post. A verdade é que precisamos mesmo agir em defesa do nosso meio ambiente. Falar todos falam, mas agir que é bom, quase nada, não é mesmo? Não dá para ficar esperando pelas autoridades. Cada um de nós precisa fazer a sua parte. Gostei das dicas e idéias aprsentadas. Bjos e um lindo fim de semana!

Postagens mais visitadas